CEI da ETE tem duas reuniões na semana e recebe o presidente do DAE na sexta-feira

- Vinicius Lousada

Já na terça-feira, o presidente da comissão, vereador Mané Losila, espera relacionar e agendas as primeiras oitivas do processo de apuração

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura problemas relacionados ao projeto, ao contrato e à obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE – Vargem Limpa) faz duas reuniões na próxima semana. Na sexta-feira (21/02), será ouvido o presidente do DAE, Eliseu Areco Neto.

O objetivo dos parlamentares é atualizar o posicionamento da obra e de providências administrativo-judiciais relacionadas ao tema, antecipando a apresentação convocada para Audiência Pública, inicialmente agendada para o dia 10 de março.

Antes disso, na terça-feira (18/02), às 11h, os membros da CEI se reúnem para tecer considerações sobre a análise da farta documentação já disponibilizada à Câmara.

“O objetivo é, a partir disso, relacionar e estabelecer um cronograma de oitivas. Os vereadores da comissão se dividiram em duas frentes e isso vai propiciar maiores celeridade e profundidade dos trabalhos”, informa o presidente Mané Losila (PDT).

Também integram a CEI da ETE os parlamentares Coronel Meira (PSB), Chiara Ranieri (DEM), Edvaldo Minhano (Cidadania) e Yasmim Nascimento (PSC).

Na última quarta-feira (12/02), os membros fizeram diligências no DAE e na Secretaria Municipal de Finanças. A partir das informações levantadas in loco, já foi possível formalizar a solicitação de outros documentos importantes para a apuração.

Prazo e preço

Até agora, o atraso na obra da ETE Vargem Limpa acumula 3 anos e 4 meses. A Ordem de Serviço para o início da construção foi assinada pelo então prefeito Rodrigo Agostinho, em abril de 2015, com previsão de conclusão em 18 meses (outubro de 2016).

O valor total do contrato assinado foi de R$ 129.229.676,07. Até dezembro, os aditivos chegaram a 12,5% do total – metade do teto de 25% permitido.

CEI da ETE: com diligências, vereadores sistematizam trabalhos e solicitações de documentos

CEI da ETE define calendário de reuniões e faz diligências no DAE e na Secretaria de Finanças nesta quarta-feira

Câmara instaura CEI para apurar responsabilidades sobre problemas no projeto e na obra da ETE

CEI da ETE: com mais de mil apontamentos no projeto executivo, MPF busca acordo com empresa e prefeito fala em receio