CEAC recebe Medalha 'Custos Vigilat' e Moção de Aplauso por 100 anos de fundação

- Vinicius Lousada

Os vereadores José Roberto Segalla e Coronel Meira são, respectivamente, autores das proposituras de honrarias

A Câmara Municipal de Bauru participou das celebrações do Centenário do Centro Espírita Amor e Caridade (Ceac). Presidente da Casa, o vereador José Roberto Segalla (DEM) entregou à entidade a Medalha de Mérito “Custos Vigilat”. Da parte do parlamentar Coronel Meira (PSB), Moção de Aplauso pelos 100 anos foi dedicada à instituição, que se destaca pelos projetos sociais que desenvolve na cidade.

As honrarias foram recebidas pelo presidente do CEAC, José Sílvio Turini, em solenidade que contou ainda com as participações do prefeito Clodoaldo Gazzetta e do secretário do Bem-Estar Social, José Carlos Fernandes.

Na ocasião, Segalla falou sobre a emoção genuína em homenagear a entidade. “Não se trata de uma emoção construída; é aquela verdadeiramente sentida. É muito gostoso, na condição de presidente da Câmara, e sendo espírita, entregar essa Medalha, que é a maior distinção que o Legislativo pode dedicar a uma entidade”.

O parlamentar falou sobre a forte ligação que nutre com a casa espírita. Entrei pela primeira vez quando tinha 9 anos, trazido pelo meu pai, para assistir às aulas de Moral Cristão. A partir dali, nunca mais me desliguei”.

Para o vereador Meira, a longevidade do CEAC já demonstra o quanto a instituição representa para Bauru. “Aliás, sua história se confunde com a história da nossa cidade: nascera, praticamente juntos”.

Desde a chegada do parlamentar em Bauru, em 1985, o centro acompanha sua trajetória. “Eu era tenente da PM. À época, muitas pessoas eram mandadas e desembarcavam na Estação Ferroviária e perambulavam, famintas, sem abrigo. A única entidade que nós sabíamos com quem poderíamos contar para um amparo, um apoio, era o Albergue Noturno.

O CEAC foi fundado em 2 de dezembro de 1919. Desde então, dedica-se à Doutrina Espírita e à filantropia.

Os primeiros grupos do CEAC visitavam famílias necessitadas, oferecendo assistência médica e jurídica e recursos prementes de alimentação, nas comunidades periféricas da cidade.

Na mesma solenidade, os Correios, por meio do Gerente Administrativo em Bauru, Fabio Geraldo de Oliveira Conde apresentaram o carimbo postal e selo personalizado, alusivos a seu centenário.