Legislativo de Bauru reduz despesas no 1º trimestre de 2017

04/05/2017 - Economia foi de 4,9% em relação ao mesmo período do exercício anterior

A Câmara Municipal de Bauru reduziu o volume de despesas pago no primeiro trimestre de 2017, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Entre janeiro e março de 2016, foram gastos R$ 5.005.144,91. Já nos primeiros meses deste exercício, o montante foi de R$ 4.759.621,22.

Consultor administrativo-financeiro da Casa, Alexandre Antonio Previero pontua que, se deflacionadas as despesas pagas no último período, a economia chega a R$ 461.787,50. O contingenciamento real ficou em 245.523,69 (4,9%).

O presidente do Legislativo, vereador Sandro Bussola (PDT), explica que os resultados obtidos no primeiro trimestre são consequência de medidas de contingência anunciadas pela Mesa Diretora no início dessa gestão, que incluem a diminuição de gastos com horas extras e realinhamentos de contratos, com redução de valores.

“Essa evolução representará uma economia significativa no decorrer do ano. Vale frisar que todos os recursos não gastos pela Câmara voltam à Prefeitura no final do ano, o que deve ser importante para a administração neste momento de crise, com a arrecadação em queda”, observa Bussola.

O Orçamento da Câmara Municipal não varia em relação aos repasses planejados a efeito de duodécimos recebidos obrigatoriamente da Prefeitura.

Legalmente, este valor poderia corresponder a 6% da Receita Corrente Líquida (RCL) do município, equivalente a R$ 60 milhões por ano, aproximadamente. O montante repassado, porém, tem girado em torno dos R$ 17 milhões, que corresponde a 1,43% da RCL.

Licitações

Outro exemplo de economia, desta vez, em relação às despesas planejadas, está na realização de processos licitatórios que resultam na redução de valores contratados em relação aos previamente orçados.

A Câmara havia reservado R$ 350 mil para a contratação de serviços de software para gestão pública. Após a realização do pregão, o valor caiu para R$ 68 mil.

Além disso, diversos setores do Legislativo têm adotado práticas de economia e sustentabilidade. A Diretoria de Comunicação, por exemplo, prioriza a utilização de rascunhos para a impressão de roteiros da Rádio e TV Câmara.

“Quanto mais apostarmos na eficiência e eficácia da gestão administrativa, menos vamos precisar recorrer a medidas de austeridade fiscal”, avalia Sandro Bussola.

VINICIUS LOUSADA