Câmara devolve mais R$ 2,9 mi à Prefeitura e indica uso em obras de infraestrutura

- Vinicius Lousada

No mês de maio, o Poder Legislativo já havia adiantada R$ 1,1 milhão - resultado de economias do duodécimo, totalizando R$ 4 milhões em 2020; nos últimos quatro anos, montante foi de R$ 12,6 milhões

Com o fechamento das contas de 2020, o Poder Legislativo de Bauru devolverá mais de R$ 4 milhões aos cofres da Prefeitura, do total de R$ 21,6 milhões disponibilizado pelo duodécimo – o Orçamento da Câmara Municipal.

Deste montante, R$ 1,1 milhão já havia sido disponibilizado ao Poder Executivo em maio deste ano, a partir da análise do comportamento das despesas até aquele período, como gesto de cooperação dos vereadores e da Mesa Diretora em meio ao cenário de incertezas provocado pela pandemia da COVID-19.

Os outros R$ 2,9 milhões estarão à disposição para a nova gestão do Governo Municipal, sob a liderança da prefeita eleita Suéllen Rosim, com o ofício do atual presidente, Sandro Bussola (PSD), endossado por outros parlamentares, solicitando que esses recursos sejam destinados a obras de infraestrutura no Jardim Niceia e no Parque Giansante.

“São bairros que aguardam há muito tempo por asfalto ou até mesmo pela drenagem necessária para a pavimentação. É uma forma de contribuir, dando respostas à comunidade, como fizemos em 2018, quando solicitamos que o dinheiro devolvido fosse aplicado na construção de uma nova unidade de saúde no Nova Esperança, inaugurada no dia de hoje”, explica.

Presidente da Casa entre os dias 15 e 31 de dezembro, Bussola destaca a devolução como resultado de esforços da gestão do parlamentar José Roberto Segalla (DEM), iniciada em janeiro de 2019, voltadas à intensificação de medidas para a redução de despesas e ajustes administrativos.

Ao longo desta Legislatura, a Câmara Municipal devolveu R$ 12,6 milhões à Prefeitura: R$ 1,7 milhão em 2017; R$ 2,7 milhões em 2018; R$ 4,1 milhões em 2019 e, em 2020, mais R$ 4,1 milhões.

No primeiro biênio, compuseram a Mesa Diretora o presidente Sandro Bussola, a vice Telma Gobbi (PP), o primeiro secretário Natalino da Silva (PV), e o segundo secretário Roger Barude – este parlamentar licenciado.

Roger também foi eleito para compor a Mesa no segundo biênio como primeiro secretário, junto a Segalla na presidência, Coronel Meira (PSL) como vice, e Yasmim Nascimento (PSDB) na segunda secretaria. Após a licença de Barude, Miltinho Sardin (PTB) assumiu o posto diretivo.

Na última quinzena da Legislatura, foi eleita uma nova formação, na qual Bussola reassumiu como presidente, com Ricardo Cabelo (Republicanos) como vice, Fábio Manfrinato (PP) como primeiro secretário e Luiz Carlos Barbosa (Republicanos), segundo secretário.

Também atuaram como vereadores na Legislatura Chiara Ranieri (DEM), Francisco Carlos de Góes – Carlão do Gás (DEM), Luiz Carlos Bastazini (PTB), Mané Losila (MDB), Markinho Souza (PSDB) e Serginho Brum (PSD).

Suplentes assumiram mandatos parlamentares por períodos determinados: Paulo Coxa, Richard Tenedine, Júnior Lokadora, Maria Helena Catini, Guilherme Berriel (eleito para a próxima Legislatura) e Edvaldo Minhano – que encerra a Legislatura no mandado de vereador, em razão da licença de Roger Barude.