Câmara de Bauru entrega Medalha 'Sebastião Paiva' a Maria Odília Simonetti nesta sexta-feira

- Vinicius Lousada

Honraria concedida à matriarca da família pioneira na comunicação, por inciativa do vereador José Roberto Segalla, tem distinção especial conferida apenas a bauruenses centenários

A Câmara Municipal de Bauru promove nesta sexta-feira (09/07), às 15h30, no Plenário da Casa, Sessão Solene para a entrega da Medalha “Sebastião Paiva” à senhora Maria Odília Barbosa de Carvalho Simonetti.

A honraria é atribuída pela Câmara Municipal a pessoas com 90 anos ou mais, que residam em Bauru há pelo menos três décadas.

Quando o homenageado tem 100 anos ou mais e é natural da cidade, recebe a medalha com a distinção “Emérito Morador Centenário”.

É o caso de Maria Odília – que comemorou 100 anos de vida no último 3 de agosto.

“Fizemos questão de esperar passar esta data tão especial para que pudéssemos homenageá-la com mais essa deferência”, conta o presidente da Câmara, José Roberto Segalla (DEM), autor do Projeto de Decreto Legislativo que concedeu a “Sebastião Paiva” à matriarca da família Simonetti.

Maria Odília foi casada com Leônidas Simonetti, que foi vereador em Bauru na década de 1950. A relação propiciou participação importante e próxima em toda a trajetória da família na comunicação, que não seria a mesma na cidade, não fosse o pioneirismo do sogro, João Simonetti.

Sempre ao lado do companheiro e, posteriormente, dos filhos – os também comunicadores Sylvio Carlos (Syca), Paulo Sérgio e João Simonetti Neto (Netão) -, acompanhou a história da fundação da primeira emissora de televisão do interior da América do Sul, a TV Bauru [hoje, TV TEM].

Antes, a família já havia deixado sua marca no rádio, quando levou ao ar a primeira emissora da cidade e segunda do interior: a PRG-8 Bauru Rádio Clube. Depois, vieram a Rádio Auri-Verde, a Rádio Terra Branca e a 94FM.

Maria Odília, que goza de boa saúde e se orgulha da trajetória até aqui percorrida, também participou de importantes eventos políticos, quando a família Simonetti recebia figuras como Getúlio Vargas, Adhemar de Barros e Ulysses Guimarães.

A nova “Emérita Moradora Centenária” tem oito netos, novo bisnetos e cinco tataranetos.

A Sessão Solene de entrega da Medalha “Sebastião Paiva” é aberta à comunidade e será transmitida ao vivo pela TV Câmara Bauru (Canais 10 da NET e 31.3 UHF Digital, YouTube e Facebook). O conteúdo da emissora também está disponível no Portal Legislativo.