Câmara de Bauru e Assembleia do Rio Grande do Norte assinam termo de cooperação do Sistema Legis Vídeo

Gerenciador de vídeos será o pioneiro entre as Câmaras Municipais de todo o Brasil; aplicativo web permitirá o compartilhamento de conteúdos gravados pela TV Câmara de Bauru com a opção de download total ou parcial em arquivos em formato de vídeo de alta qualidade

A Câmara Municipal de Bauru e a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (Alern) assinaram, nesta quarta-feira (22/6), um Termo de Cooperação Técnica, visando a cessão do Sistema Legis Vídeos, criado pela Alern, voltado para o gerenciamento e a exibição de vídeos das atividades legislativas, como sessões ordinárias, extraordinárias e solenes, além de audiências, reuniões públicas e demais conteúdos institucionais produzidos no plenário da Casa de Leis.

Participaram da cerimônia, de forma presencial no plenário “Benedito Moreira Pinto”, o presidente da Câmara Municipal de Bauru, Markinho Souza (PSDB); o vice-presidente, Guilherme Berriel (MDB), o primeiro secretário, Pastor Bira (Podemos); o segundo secretário da Mesa Diretora de Bauru, vereador Pastor Edson Miguel (Republicanos); o diretor de comunicação da Câmara de Bauru, Marcelo Malacrida, e o assistente técnico em informática da Câmara de Bauru, Eduardo de Almeida; já em ambiente virtual, participaram o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (Alern), deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), e o diretor de gestão tecnológica da Alern, Mário Sérgio Gurgel.

Durante a solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (Alern), deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), salientou os convênios que a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte tem estabelecido com diferentes Legislativos estaduais, como é o caso do Estado de São Paulo, e celebrou a parceria com a Câmara Municipal de Bauru. “Eu quero, já saudando a Vossa Excelência [vereador Markinho de Souza] e a todos os vereadores e a todos que fazem parte da sua administração, dizer da satisfação de também celebrar esse termo de cooperação técnica entre a Assembleia e a Câmara Municipal de Bauru”, declarou o parlamentar.

Mário Sérgio Gurgel, diretor de gestão tecnológica da Alern, destacou os impactos positivos que o aplicativo de vídeo desenvolvido por sua equipe representou para parlamentares, assessores e profissionais da imprensa. “O aplicativo que nós desenvolvemos, o ‘Legis Vídeos’, tem se tornado uma ferramenta de uso maciço tanto pelas assessorias, pelos parlamentares, como pela imprensa. Isso facilita muito a vida do cidadão e desafogou muito as atribuições da TV”, disse o coordenador.

O presidente da Câmara Municipal de Bauru, vereador Markinho Souza (PSDB), comemorou o acordo de cessão firmado entre as duas Casas Legislativas. “Para nós é uma satisfação. A gente fica muito feliz de conseguir ter essa parceria e essa ferramenta, que vai ajudar muito a questão do armazenamento dos nossos vídeos”, afirmou o presidente da Casa de Leis bauruense.

Para o diretor de comunicação, Marcelo Malacrida, o Poder Legislativo bauruense será pioneiro entre as Câmaras Municipais de todo o país, a utilizar a tecnologia disponibilizada pela Assembleia do Rio Grande do Norte, garantindo aos órgãos de imprensa, assessorias parlamentares e cidadãos o acesso integral e parcial de trechos dos conteúdos gerados a partir dos encontros no Plenário da Casa de Leis. “O Legis Vídeos vai trazer mais agilidade organizacional e transparência aos munícipes”, completou o responsável pela TV Câmara de Bauru.

Sem custo de implantação, suporte e treinamento ao Poder Legislativo de Bauru, a plataforma digital inicia a instalação na próxima semana e deverá ser disponibilizada para toda a população até a segunda quinzena de agosto. O internauta só terá que acessar a página inicial do Portal Legislativo (www.bauru.sp.leg.br) e clicar no ícone disponibilizado para direcionar ao Sistema Legis Vídeo.

A nova plataforma permite o download em formato de vídeo em alta definição e torna uma alternativa para todo o acervo de conteúdo gerado pela TV Câmara de Bauru. Atualmente, a TV legislativa bauruense armazena e disponibiliza os conteúdos apenas na plataforma YouTube, limitando a Casa de Leis à política de privacidade do canal privado. Por se tratar de um sistema com código aberto e conectividade com o armazenamento dos vídeos do legislativo bauruense, o Legis Vídeo permite, além da visualização, a edição online, possibilitando que o cidadão separe a minutagem do vídeo e o download do trecho que tiver interesse.