Câmara de Bauru dá início à revitalização da região central com implantação da praça digital com novas tecnologias

- Assessoria de Imprensa

Praça Dom Pedro II, sede do Legislativo, recebeu melhorias no paisagismo e modernização com nova iluminação de LED e sinal de wi-fi gratuito; quadras 1 e 2 do Calçadão da Batista de Carvalho também ganharam internet sem fio gratuita

Com o objetivo de revitalizar a região central da cidade, no sentido de integrar os espaços públicos com o convívio dos cidadãos, a gestão da Mesa Diretora Biênio 2021-2022 da Câmara Municipal de Bauru trabalhou para implantar, ainda no primeiro ano de gestão à frente do Legislativo, melhorias na praça da sede do Poder Legislativo, ações de integração social com a implantação de um aplicativo de Fiscalização Colaborativa para vereadores e a democratização do acesso à internet pública para a população, por meio do sinal de Wi-Fi gratuito, que pode ser conectado por dispositivos como celular, tablet ou notebook, nas áreas internas e externas da Casa de Leis.

Para fazer o login, é só fazer o check-in nas redes sociais da Câmara Municipal de Bauru, mesmo sistema já adotado em diversos lugares que disponibilizam o acesso livre à internet.

A entrega das implementações na Praça Dom Pedro II, sede do Poder Legislativo, foi realizada nesta quarta-feira (22/12), pelos membros da Mesa Diretora, presidente Markinho Souza (PSDB); vice-presidente, Guilherme Berriel (MDB), e segundo secretário, Pastor Edson Miguel (Republicanos).

Também estiveram presentes a prefeita Suéllen Rosim; a presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fuss) de Bauru, Lúcia Rosim; o secretário de Obras, Leandro Dias Joaquim; o secretário de Administrações Regionais (Sear), Jorge de Souza; o diretor de iluminação pública da Secretaria de Obras, Leandro Garcia Ferreira; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Odair Secco Cristovam, e o empresário da Solunet, Renato Miura, que colaborou com a implantação do projeto piloto no Calçadão da Batista.

A revitalização da Praça Dom Pedro II e a modernização com a iluminação LED, que são mais econômicas do que as tradicionais, ajudarão a tornar a região central da cidade mais segura e convidativa para o convívio da comunidade.

Com a ajuda de empresários bauruenses, a Mesa Diretora implantou outro projeto piloto para a região central com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico e turístico. A população que frequenta as quadras 1 e 2 do Calçadão da Batista de Carvalho agora tem acesso gratuito à internet. Para fazer o login, é só retirar a senha dentro das lojas.

O presidente Markinho Souza destacou as conquistas como mais um benefício para a população que passa diariamente pela praça e pelo centro de Bauru. “Aos pouquinhos estamos trabalhando para melhorar o nosso centro. Esse é o pontapé inicial para a revitalização do centro da cidade. Fico muito feliz de estar à frente da presidência da Câmara Municipal, junto com a Mesa Diretora, fazendo esses anúncios importantes para Bauru”, pontuou o parlamentar.

As implementações foram viabilizadas por meio do esforço coletivo entre o Legislativo, a Prefeitura Municipal de Bauru, a CDL Bauru, a empresa Solunet e empresários do município.

Redes Sociais Institucionais

Outra novidade da Mesa Diretora Biênio 2021-2022 é a ampliação dos canais de comunicação. A partir de agora, a Casa de Leis ganha perfis institucionais no Instagram (@camaramunicipalbauru) e no Facebook (facebook.com/camaramunicipalbauru). Com o objetivo de aproximar as interações do Legislativo com o munícipe, os perfis serão alimentados pela assessoria de imprensa da Câmara de Bauru e atualizados com informações sobre a rotina da Casa.

Antes, a fonte de informação da Câmara era restrita ao Portal Legislativo (www.bauru.sp.leg.br) e à Rádio Câmara e TV Câmara Bauru. Nas redes sociais, existiam apenas os perfis da Rádio e da TV, que realizam uma cobertura completa do dia a dia do Legislativo. Agora, de forma a complementar a presença da Casa de Leis no ambiente virtual, a Câmara tem seus perfis institucionais oficiais para divulgar o trabalho do Legislativo bauruense.

Para acompanhar a Câmara de Bauru no Instagram e no Facebook é necessário ter uma conta própria nas redes sociais e seguir os perfis @camaramunicipalbauru nas respectivas redes.

Já os perfis da Rádio Câmara e TV Câmara Bauru são, respectivamente, @radiocamarabauru, no Instagram - www.facebook.com/RadioCamaraBauru/, no Facebook, www.facebook.com/TVCAMARABAURU/, no Facebook e no YouTube www.youtube.com/user/TVCamaraBauru.

Câmara Sustentável

No mês de setembro deste ano, a Mesa Diretora Biênio 2021-2022 realizou diversas ações em prol ao Meio Ambiente, como o plantio de árvores frutíferas e o lançamento do projeto intitulado ‘Câmara Sustentável’.

O projeto conta com ações sustentáveis e de eficiência energética para o Legislativo, como a troca de lâmpadas fluorescentes para as de LEDs; a troca de todos os aparelhos de ar condicionado por modelos que utilizam a tecnologia inverter, reduzindo o impacto ambiental e economizando energia; além da implantação de sistema de captação de águas pluviais, por meio de cisternas, que possibilita a utilização da água da chuva na praça.

Aplicativo Câmara Bauru

A partir de 2022, o cidadão poderá registrar problemas e denúncias que precisam de fiscalização através do aplicativo da Câmara de Bauru. Será possível escolher o vereador ou vereadora para fazer o envio da solicitação. Com mais esse canal, a Câmara e os seus vereadores ganham mais uma ferramenta para intermediar as questões dos cidadãos junto ao Executivo, e também permite um vínculo mais próximo da população com o Legislativo.

Segurança

A Câmara de Bauru também deve implantar, já no primeiro semestre de 2022, a segurança do Poder Legislativo e de toda a população com um convênio entre a Casa de Leis e a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), para a contratação de policiais militares em horário de folga. Serão empregados os agentes no policiamento do interior da Câmara e na Praça Dom Pedro II, por meio da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar (Dejem).