Câmara cobra Emdurb sobre destinação do chorume

14/07/2015 – O presidente da Emdurb, Nico Mondelli, acompanhado de Juliana Dionísio, gerente de licitação e Amauri Roma, diretor financeiro, atendeu convocação da Câmara Municipal, através da Comissão de Obras da Casa, para esclarecimentos sobre o contrato firmado sem licitação de oito tanques/carreta de caminhão para armazenar o chorume produzido pelo aterro sanitário, evitando o transbordamento da lagoa. Nico reconheceu que a Emdurb contratou a empresa (sete tanques já estão cheio), por causa do feriado da Revolução Constitucionalista (Nove de Julho) e a capacidade de armazenamento do chorume (tanques cedidos gratuitamente) estava se esgotando.

O presidente da Emdurb não soube informar o nome da empresa contratada (R$ 100,00/dia) e, de acordo com Juliana Dionísio o contrato de até (R$ 16.000,00/total) pode ser firmado sem licitação e que deverá ser publicado até o quinto dia útil do mês subsequente.

Detalhe; o contrato é para o armazenamento do chorume, já  para o transporte a uma estação de tratamento, o serviço será feito por outra empresa cujo processo licitatório se encontra em andamento, explicou Juliana Dionísio.

Nico Mondelli revelou que errou em não divulgar o contrato com a empresa para o armazenamento do chorume. “Falha nossa por não dar publicidade na locação dos caminhões”, admitiu.

Questionado pelo vereador Fabiano Mariano porque não informou a assinatura do contrato com a empresa, na primeira reunião com a Comissão de Obras, realizada no início do mês, o presidente da Emdurb tentou se explicar, mas acabou afirmando que também falhou.

O vereador Arildo Lima Júnior declarou que a Emdurb necessita de mais transparência nas informações dos serviços realizados, porque a falta de divulgação leva a empresa a ficar sem credibilidade junto à população e aos poderes constituídos.

O vereador Moisés Rossi quis saber do presidente da Emdurb porque as licitações na empresa são feitas de última hora. Nico disse que priorizou a liberação da área de quatro mil metros quadrados do aterro sanitário junto a CETESB, em detrimento a lagoa, além de ser um ano muito difícil para se planejar em decorrência das dificuldades financeiras enfrentadas pelo município.

O vereador Roque Ferreira cobrou que Nico Mondelli se exonere ou, afaste o responsável pela não divulgação da informação sobre o contrato, mesmo sendo dispensado o processo licitatório. Roque alertou: “o que motiva os empresários a fornecerem gratuitamente caridade ao serviço público”.

Sandro Bussola solicitou ao presidente da Emdurb, a pedido dos vereadores Arildo Lima Júnior e Telma Gobbi, cópia dos contratos firmados com as empresas (cessão gratuita) e também pago, além de uma estimativa de custos e data para o serviço que vem sendo executado.

As respostas deverão ser encaminhadas à Câmara Municipal, até quinta-feira (16), às 15hs, data e horário da reunião da Comissão de Obras. Participaram do encontro os vereadores Sandro Bussola, Artemio Caetano Filho, Arildo Lima Júnior (Comissão), Roque Ferreira, Moisés Rossi, Fabiano Mariano, Telma Gobbi e Markinho da Diversidade.

Nivaldo José – Assessoria de Imprensa