Cabo Helinho (PL) presta homenagem à Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC) de Bauru

- Assessoria de Imprensa

Divisão é chefiada pelo Delegado Divisionário Titular, Dr. Ricardo Dias


Na tarde desta quinta-feira (26/06), o vereador Cabo Helinho (PL) entregou a Moção de Aplauso nº 88/2025 à Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC), na pessoa do Delegado Divisionário Titular, Dr. Ricardo Dias, pela competência, dedicação e profissionalismo.

A proposição começou a tramitar na Casa de Leis no dia 19 de maio e foi aprovada pelo plenário na sessão legislativa da semana seguinte, em 26 de maio.

O vereador Márcio Teixeira (PL) presidiu a cerimônia, que contou também com a presença dos vereadores José Roberto Segalla (União Brasil), Junior Lokadora (Podemos) e Miltinho Sardin (PSD).

Já a entrega da homenagem coube ao proponente da moção, que declarou ser um motivo de alegria poder fazer a singela homenagem a quem combate o mal comum e presta serviço à sociedade. O objetivo, segundo ele, era trazer reconhecimento ao trabalho bem feito da unidade policial e externá-lo à comunidade, pois muitas vezes ele fica restrito somente aos olhares internos.

Após a exibição de um vídeo sobre a DEIC, homenageados também tiveram um momento de fala, no qual agradeceram a honraria que, no fim, acabaria sendo direcionada a toda a corporação. “Uma andorinha sozinha não faz verão, é a estrutura da Polícia Civil que está sendo homenageada neste momento”.

O delegado Dr. Ricardo Dias corroborou com a declaração, dedicando a Moção de Aplauso a todos os membros das carreiras policiais civis que se dedicam a servir à sociedade. “Sem a competência de vocês, essa homenagem não seria possível”, reforçou.

A Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC) de Bauru

Criada pelo Decreto nº 64.809, de 21 de fevereiro de 2020, a Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC) de Bauru, vinculada ao Departamento de Polícia Judiciária do Interior - Deinter-4, completou cinco anos de atuação dedicada, destacando-se no combate à criminalidade organizada e na repressão qualificada a delitos de maior gravidade.

Com estrutura robusta, a unidade é composta pelas 1ª Delegacia de Polícia de Investigações Gerais (DIG), com três equipes de investigação e o Setor Especializado de Combate aos Crimes de Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro (SECCOLD); 2ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Entorpecentes (DISE), com três equipes de investigação; 3ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Homicídios, com três equipes de investigação; e O Grupo de Operações Especiais (GOE), que atua em ocorrências de maior complexidade e risco.

Com foco no aperfeiçoamento das investigações e na eficiência operacional, a DEIC vem recebendo investimentos em armamentos, munições, viaturas e em tecnologia de ponta, reforçando o compromisso com a segurança da população e a valorização dos seus servidores. Essa atuação reflete os valores da Polícia Civil paulista: investigação qualificada, atuação técnica e respeito à legalidade.

A comprovação efetiva da qualidade, capacidade e tecnicidade da DEIC restou demonstrada no notório caso "APAE-BAURU", solucionado com celeridade e assertividade. Foi apresentado ao Poder Judiciário local um robusto acervo jurídico probatório da autoria e materialidade das condutas delituosas praticadas, para que seja exarada sobre os fatos a mais lídima e própria Justiça.