Bike Brothers Bauru recebe Moção de Aplauso

- Assessoria de Imprensa

Homenagem foi proposta pelo vereador Marcelo Afonso e homenageia grupo de ciclistas da cidade

Nesta segunda-feira (12/12), o vereador Marcelo Afonso (Patriota) homenageou o grupo Bike Brothers Bauru pela admirável e contínua atuação em prol de eventos solidários no município.

O parlamentar deu entrada na Moção n.º 63/2022 no dia 18 de julho deste ano e o documento foi aprovado, por unanimidade, pelo plenário da Casa de Leis, no dia 25 do mesmo mês.

A entrega da homenagem foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Markinho Souza (PSDB), e acompanhada pelos vereadores Pastor Edson Miguel (Republicanos), Julio Cesar (PP), Serginho Brum (PDT), José Roberto Segalla (União Brasil), Catini (MDB), Junior Rodrigues (PSD), Coronel Meira (União Brasil), Estela Almagro (PT), Pastor Bira (Podemos), Junior Lokadora (PP) e Miltinho Sardin (PTB).

Também estiveram presentes no Plenário “Benedito Moreira Pinto”, as integrantes do grupo Bike Brothers Bauru, Cristina Martins dos Santos Silva e Erica Forti.

O vereador Marcelo Afonso, que também é ciclista, no ato de entrega da Moção, parabenizou o trabalho do grupo pela sua contribuição para a saúde pública e também ao serviço de assistência social do município. “Essa homenagem é o reconhecimento desta Casa de Leis pelo trabalho que vocês têm feito na área social sem fins lucrativos. O trabalho de vocês é de excelência, já participei de vários eventos que o Bike Brothers já atuou com a sua expertise”.

Cristina Martins dos Santos Silva, representando o grupo Bike Brothers Bauru, agradeceu pela homenagem e a dedicou aos demais membros. “Tudo o que a gente tem feito é graças a todos que estão no grupo. São várias pessoas que abraçam cada causa com muito carinho, coragem e dedicação. Muitos tiram dinheiro do seu bolso para poder ajudar outras pessoas, dedicam o seu tempo. É um trabalho muito bonito que o pessoal tem feito”, disse.

História

O Bike Brothers Bauru (BBB), criado em maio de 2012, é um grupo de ciclistas amadores que se reúnem de forma voluntária para juntos desfrutar das aventuras e benefícios que o ciclismo (MTB) proporciona.

São criadores do "Pedal Maria Mole" (Pedal MM), pedal realizado com propósito de iniciar novos ciclistas no MTB, em que os ciclistas mais experientes do grupo conduzem o iniciante pela trilha, prestando auxílio, ensinando a forma correta de manusear a bike, regras de segurança e bom convívio utilizadas no ciclismo. O Pedal MM se tornou referência em pedal para iniciantes na cidade, boa parte dos ciclistas de Bauru tiveram o seu primeiro contato com trilhas através do Bike Brothers Bauru.

Em 2014, o grupo criou o "Corujão", desafio noturno de ciclismo (MTB) com largada à meia noite. Até 2017, não foram encontrados no Brasil registros de evento semelhante, com número de participantes igual ou superior ao registrado nas edições do Corujão 2016 e 2017, levando a crer que o Corujão BBB foi e talvez ainda seja o maior evento de MTB noturno do Brasil. Sua última edição foi em 2017 e contou com a participação de mais de 1.750 ciclistas.

Desde o início, o grupo se envolve em ações solidárias como pedais de apoio à prevenção ao câncer de mama (Outubro Rosa), APAE, arrecadação de alimentos, leite, etc. Em 2019, o BBB teve o seu primeiro grande evento solidário, o 1º Pedal Solidário McDia Feliz, em parceria com o McDonald's e Hospital Estadual de Bauru (HEB). O intuito do pedal era levantar fundos para a construção do Centro de Convivência Familiar do HEB, que teve a sua inauguração em novembro de 2021.

No mesmo ano, o grupo participou da organização do Pedal Eu Amo O Sertão e, em 2022, realizou o Pedal Solidário em prol do Miguelzinho, criança bauruense portadora da Síndrome de Fire.

Além dos pedais aqui em Bauru, que atendem desde iniciantes até ciclistas avançados, o Bike Brothers realiza viagens de aventura dentro e fora do Estado de São Paulo, onde os participantes têm a oportunidade de pedalar e conhecer um pouco mais da história e cultura do local, assim como desfrutar de seus atrativos naturais como cachoeiras, cavernas, entre outros.

Por se tratar de um grupo aberto, sua rotatividade de membros é grande. Possui grupos no Whatsapp que, juntos, somam mais de 400 membros e redes sociais (lnstagram/Facebook) ativas.