Base do Águia da PM de Bauru recebe Moção de Aplauso

Homenagem foi proposta pelo vereador Coronel Meira (União Brasil) pelo excelente serviço prestado por homens de muita honra

Nesta segunda-feira (6/6), o vereador Coronel Meira (União Brasil) entregou uma Moção de Aplauso à Base de Aviação de Bauru "Águia" da Polícia Militar (PM) pelo excelente serviço prestado por homens de muita honra, que colocam suas vidas em risco diariamente em prol da sociedade.

O parlamentar deu entrada na Moção n.º 96/2021 no dia 13 de dezembro de 2021 e foi aprovada, por unanimidade, pelo plenário da Casa de Leis, em 20 de dezembro do mesmo ano.

A entrega da homenagem foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Markinho Souza (PSDB), e acompanhada pelos vereadores Serginho Brum (PDT), Mané Losila (MDB), Julio Cesar (PP), Junior Lokadora (PP), Eduardo Borgo (PMB), Estela Almagro (PT), Junior Rodrigues (PSD), Guilherme Berriel (MDB), José Roberto Segalla (União Brasil), Beto Móveis (Cidadania), Pastor Bira (Podemos), Marcelo Afonso (Patriota) e Miltinho Sardin (PTB).

Também estiveram presentes no Plenário “Benedito Moreira Pinto”, o Capitão PM Samuel Dias de Moraes Sobrinho, o 1° Tenente PM Rogério Felipe Lopes, o Subtenente PM Rogério Mendes Lobo, o 3° Sargento PM Clóvis Eduardo Ramires Palhano, o Cabo PM Diogo Lopes Marcelino; e os representantes do Comando de Bombeiros do Interior 2 (CBI-2), o Major PM Helder Hideaki Kato e o Coronel PM Nilton César Zacarias Pereira.

O vereador Coronel Meira, no ato de entrega da Moção, enalteceu o trabalho realizado pelos militares no acompanhamento de uma aeronave suspeita de integrar um esquema internacional de tráfico de drogas. “As equipes merecem todo o nosso respeito, todo o nosso apoio e a nossa consideração”, disse o parlamentar.

O Comandante da Base de Aviação de Bauru “Águia”, Capitão PM Samuel Dias de Moraes Sobrinho detalhou as dificuldades da operação realizada no dia 2 de dezembro de 2021 e agradeceu a homenagem. “Eu agradeço à Moção de aplausos, à unanimidade de votos e aproveito para agradecer à minha equipe. Sem ela, nesses 18 anos da Base, não teríamos esse sucesso que a gente tem. Desde os tripulantes, os mecânicos e o sentinela, a toda equipe, os meus agradecimentos”, declarou o policial.

História

A Base de Aviação de Bauru "Águia", fundada em 9 de outubro de 2004, encontra-se na Avenida Odilon Braga, n.º 2-45, na Vila Aviação. É responsável pelo patrulhamento aéreo em 77 municípios pertencentes à área territorial do Comando de Policiamento do Interior Quatro (CPl-4), cobrindo uma extensão territorial de aproximadamente 34.300 quilômetros quadrados e habitada por cerca de 2.034.572 pessoas.

Tem como missão potencializar ações táticas do Policiamento Urbano, Policiamento Choque, Policiamento Ambiental, Policiamento Rodoviário, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, além de prestar eventuais apoios a outros órgãos públicos da região, sejam eles municipais, estaduais ou federais.

Acompanhamos constantemente o excelente serviço prestado à sociedade pelo Grupamento Aéreo e não foi diferente quando, no último dia 2 de dezembro, em mais uma grande operação em apoio à Polícia Federal, ocorreu um inusitado e espetacular acompanhamento realizado pelo "Águia" a outro helicóptero suspeito de tráfico internacional de entorpecente.

O acompanhamento ocorreu por aproximadamente 50 quilômetros, obrigando a aeronave suspeita a fazer um pouso forçado em área de mata no município de Paraguaçu Paulista/SP. Ato contínuo, a aeronave, já em terra, foi localizada pela Polícia Federal, confirmando a suspeita e culminando com a apreensão de 285 quilos de cocaína, uma pistola 9mm e a aeronave Eurocop, modelo Robinson 44.

O piloto conseguiu fugir e adentrar a mata lá existente e, após insistentes buscas, foi localizado e preso em flagrante delito. Toda a ação dos Policiais Militares, em especial os pilotos e tripulantes da aeronave Águia da Polícia Militar, foi devidamente registrada e difundida pelos órgãos de imprensa e com ampla divulgação pelas redes sociais.

Participaram efetivamente da ocorrência, o Capitão PM Samuel Dias de Moraes Sobrinho, o 1° Tenente PM Rogério Felipe Lopes, o Subtenente PM Rogério Mendes Lobo, o 3° Sargento PM Clóvis Eduardo Ramires Palhano e o Cabo PM Diogo Lopes Marcelino.