Auxílio a transportadores do ramo escolar e prorrogação do abrigo a pessoas em situação de rua estão na Pauta da Sessão

Propostas que autorizam ingresso de agentes de combate a endemia em imóveis abandonados e convênio para o Programa de Agentes Comunitários também serão apreciados em Plenário

Cinco Projetos de Lei estão na Pauta da Sessão Ordinária do Legislativo de Bauru desta segunda-feira (26/10), para serem apreciados em Primeira Discussão.

Os trabalhos começam às 13h10, com transmissão ao vivo da TV Câmara pelo Canal 10 da Claro/NET e pelo Canal 31.3 no Sinal Aberto Digital.

Também é possível acompanhar as atividades do Plenário na Rádio Câmara, pelos 93.9 FM ou no aplicativo da emissora.

Pela Internet, as atividades legislativas são transmitidas no YouTube e no Portal Legislativo.

O acesso do público às Galerias da Casa de Leis segue suspenso, como medida preventiva à disseminação do novo coronavírus.

Combate à dengue em imóveis desocupados

Quatro projetos da Pauta são de iniciativa do Poder Executivo. O outro é de autoria do vereador Mané Losila (MDB). A proposta busca autorizar agentes de saúde ou de combates a endemias a vistoriar imóveis com edificações demolidas, semidemolidas ou paralisadas, a fim de intensificar o enfrentamento à dengue na cidade (Processo 55/20).

Antes do ingresso nas propriedades desocupadas, os agentes deverão notificar in loco o agendamento de vistoria para depois de 7 dias úteis.

De acordo com a proposta, mesmo sem a manifestação ou a despeito da ausência dos responsáveis, os profissionais poderão ingressar no imóvel.

O texto observa que a eventual transposição de barreiras físicas deve ser feita utilizando-se dos meios menos danosos possíveis à estrutura interna ou externa da propriedade.

Auxílio - Transportadores escolares

Também está na Ordem do Dia o projeto que busca instituir auxílio emergencial do município para transportadores autônomos do setor escolar (Processo 191/20).

A iniciativa é voltada aos trabalhadores do ramo em situação de vulnerabilidade social, agravada pela pandemia do novo coronavírus, por conta da suspensão das aulas presenciais.

A proposta do Executivo estabelece valor de R$ 600,00 a ser pago por três meses: outubro, novembro e dezembro, totalizando R$ 1.800,00 por transportador.

Além do texto original, entretanto, tramitam duas emendas do vereador Mané Losila. A primeira busca estender o benefício para o período de quatro meses.

A segunda exclui o dispositivo que proíbe o pagamento para os transportadores já assistidos pelo Auxílio Emergencial do Governo Federal.

O projeto estabelece ainda que os trabalhadores contemplados devem residir em Bauru e dispor de renda familiar per capita de até meio salário mínimo por mês.

Abrigo - Pessoas em situação de rua

Ainda em Plenário, os vereadores vão apreciar o Projeto de Lei que autoriza o repasse de R$ 90 mil à Casa do Garoto para que seja prorrogado até dezembro o abrigo para pessoas em situação de rua instalado no ginásio esportivo Darcy César Improta, em meio à pandemia da COVID-19 (Processo 195/20).

Outro projeto na Pauta viabiliza a parceria do município com três entidades para que tenha sequência, em 2021, o Programa Jovem Aprendiz (Processo 185/20).

Vão executar as ações pertinentes o Consórcio Intermunicipal de Promoção Social (CIPS), a Rede de Assistência Socioeducacional Cristão (RASC) e a Legião Mirim de Bauru.

Os repasses anuais, caso o texto seja aprovado, totalizarão cerca de R$ 2,1 milhões.

Saúde

Os parlamentares analisam também Projeto de Lei que autoriza a celebração de convênio entre a Prefeitura e a Fundação Estatal Regional de Saúde de Bauru (FERBS) para viabilizar o Programa de Agentes Comunitários de Saúde, que conta com 78 agentes comunitários (Processo 184/20).

O compromisso, de 12 meses de duração, exigirá o desembolo de R$ 4.575.508,80.

Homenagem a Olga Bicudo

Em Discussão Única, será votado o Projeto de Decreto Legislativo, de autoria de todos os vereadores, que dá o nome de Olga Bicudo Tognozzi a um prédio institucional no Núcleo Mary Dota.

Encerra a Ordem do Dia Moção de Aplauso à Igreja Comunidade Apostólica Dupla Honra, pelos seus 10 anos de existência. A iniciativa é do vereador Edvaldo Minhano (Cidadania).