Aumento de despesas, falta de medicamentos e serviços de odontologia pautam Prestação de Contas da Saúde

29/01/2018 - Dados relativos ao 3º quadrimestre e ao fechamento do ano foram apresentados nesta 2ª feira pelo diretor Mário Ramos

O Plenário da Câmara Municipal de Bauru sediou, na manhã nesta segunda-feira (29/01), Audiência Pública promovida pela Secretaria Municipal de Saúde para a Prestação de Contas referente ao terceiro quadrimestre de 2017 (setembro/dezembro). Os dados foram apresentados pelo diretor de Departamento de Saúde Coletiva, Mário Ramos, a servidores e munícipes. Também acompanharam a reunião os vereadores Sandro Bussola (PDT), Coronel Meira (PSB), Chiara Ranieri (DEM) e Mané Losila (PDT). Veja a íntegra do material apresentado.

Junto à equipe da pasta, Ramos respondeu a uma série de questionamentos dos parlamentares.

Losila solicitou que Ramos detalhasse a evolução de despesas e investimentos da Saúde pela Prefeitura, que, em 2017, destinou R$ 164,5 milhões, o que equivale a 29,97% da receita municipal. No ano retrasado, o valor e o índice foram, respectivamente, de R$ 145,1 milhões e de 24,79%.

A administração, contudo, apontou a ampliação no número de atendimentos médicos, de 659.894 em 2016 para 687.755 no ano passado.

Medicamentos

Vereadora Chiara e o diretor de Saúde Coletiva, Mário Ramos

A falta de remédios nas unidades de Saúde e nas farmácias municipais foi alvo de questionamentos do vereador Meira, até mesmo em razão do dado apresentado pela Secretaria de Saúde apontamento o incremento de 28% nos gastos com medicamentos.

O parlamentar perguntou se a administração não considera a hipótese de haver desvios desses remédios.

Mário Ramos refutou a possibilidade, alegando que há o controle de entrada e saída dos medicamentos adquiridos pela Prefeitura. Esse acompanhamento, porém, ainda é feito manualmente, o que atrasa processo e ocasiona, segundo o gestor, a falta de remédios para a população.

O diretor afirmou ainda que a administração trabalha para informatizar os sistemas e dar fim ao problema.

Chiara Ranieri também abordou o assunto e tratou de situações em que medicamentos foram ministrados a pacientes, mas não apresentaram a eficácia esperada. Os casos foram encaminhados pela vereadora à Comissão de Saúde da Casa.

Odontologia

A dificuldade no acesso a serviços de Odontologia também foi tratada por Meira e Chiara. O parlamentar solicitou que a pasta, futuramente, apresente dados relativos à produção média dos dentistas da rede.

Chiara relatou episódios em que munícipes não encontraram atendimento odontológico na rede de urgência. A administração esclareceu que esse serviço é ofertado, ininterruptamente, no Pronto-Socorro Central (PSC) e na UPA Bela Vista. Na UPA Mary Dota, de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h.

Gastos com pessoal

Coronel Meira durante a Audiência Pública desta 2ª feira

Coronel Meira questionou o impacto do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) nas despesas com a folha de pagamento da Saúde, que consumiu mais de R$ 49 milhões só no terceiro quadrimestre de 2017.

Como a administração não detinha a informação no momento, a vereadora Chiara pontuou que o aprofundamento a partir deste e de outros questionamentos não respondidos na reunião desta segunda-feira poderá se dar em nova Audiência Pública de Prestação de Contas, que será realizada no mês de fevereiro, por iniciativa da Comissão Interpartidária, da qual é presidente.

Ausência

Mário Ramos justificou a ausência do secretário José Eduardo Fogolin, em razão de audiência judicial que aconteceu no mesmo horário, referente ao Instituto Branemark.

Vereador Mané Losila pediu explicações sobre percentual de gastos da Saúde em relação à receita municipal

VINICIUS LOUSADA