Audiência Pública vai debater o reforço da merenda escolar como alternativa de garantia de segurança alimentar e nutricional

Munícipes poderão contribuir via WhatsApp do Poder Legislativo e também acompanhar ao vivo pela TV Câmara Bauru

A Câmara Municipal de Bauru promove Audiência Pública, na próxima quarta-feira (22/6), às 14h, no plenário “Benedito Moreira Pinto”, para debater o reforço da merenda escolar como alternativa de garantia de segurança alimentar e nutricional. A iniciativa é da vereadora Chiara Ranieri (União Brasil), que tem o objetivo de buscar alternativas para as crianças que só conseguem fazer refeições de qualidade na escola.

Dados do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 apontam que já são 33 milhões de pessoas que não têm o que comer no País. Além disso, a fome dobrou nas famílias com crianças menores de 10 anos de idade – de 9,4% em 2020 para 18,1% em 2022.

O Departamento de Merenda Escolar de Bauru informou à vereadora Chiara Ranieri que, nas escolas da cidade, tem aluno que chega a repetir de 4 a 5 vezes a merenda – e que isso poderia ser um reflexo da falta de alimentação adequada na casa dos alunos, principalmente aos fins de semana.

Foram convocados, a secretária de Educação, Maria do Carmo Kobayashi; a diretora do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, Franly Regina Craveiro Lambertini; a secretária do Bem-Estar Social (Sebes), Ana Cristina de Carvalho Salles Toledo, e o secretário de Economia e Finanças, Everton de Araujo Basílio.

Também foram convidados, a prefeita Suéllen Rosim (PSC); o promotor da Infância e Juventude do Ministério Público de Bauru, Lucas Pimentel de Oliveira; a diretora regional de Ensino do Estado em Bauru, Gina Sanches; e os representantes do Conselho Municipal de Educação; do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE); do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea); do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cmdca); do Conselho Municipal da Assistência Social (Cmas); dos Conselhos Tutelares 1 e 2; e da Comissão de Infância e Juventude da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – 21º Subseção Bauru.

Participação

Os munícipes poderão participar da Audiência Pública enviando perguntas, comentários ou sugestões pelo canal de WhatsApp do Poder Legislativo: (14) 98119-5511. Todos deverão se identificar com nome completo, instituição que representam ou o bairro onde moram.

A audiência será transmitida ao vivo pela TV Câmara Bauru, nos canais 10 Claro/NET e 31.3 UHF Digital, no YouTube e no Portal Legislativo.