Após audiência, Outubro Rosa deve ser oficializado no Calendário de Bauru

- Repórter Fotográfico

25/10/2017 - Reunião é obrigatória para que proposta seja formalmente apresentada e destacou importância do diagnóstico precoce

Audiência Pública realizada na tarde desta quarta-feira (25/10), no Plenário da Câmara Municipal de Bauru, endossou a relevância da proposta que será formalmente apresentada pela vereadora Yasmim Nascimento (PSC) para que o Mês “Outubro Rosa” seja incluído no Calendário Oficial de Bauru.

A parlamentar, também responsável pela convocação da reunião, destacou a importância da campanha na conscientização sobre o quão fundamental é o diagnóstico precoce do câncer de mama para a redução do risco de morte em mulheres acometidas pela doença.

O deputado estadual Celso Nascimento (PSC) participou da audiência, resultado de encontro que tratou do tema na Assembleia Legislativa, do qual Yasmim participou.

A vereadora Chiara Ranieri (DEM) enalteceu o trabalho já desempenhado na cidade, especialmente pelo Grupo Amigas do Peito, mesmo sem o reconhecimento do Outubro Rosa no Calendário Oficial, o que, ela acredita, intensificará ainda mais as ações, possibilitando, inclusive, a injeção de mais recursos em prol da visibilidade da causa.

Os vereadores Pastor Luiz Barbosa (PRB) e Ricardo Cabelo (PPS) também participaram da reunião. Representando o Poder Executivo, estiveram o secretário municipal do Bem-Estar Social, José Carlos Augusto Fernandes, e Sérgio Alba, em nome da Secretaria de Administrações Regionais (Sear).

Amigas do Peito

Presidente do Grupo Amigas do Peito de Bauru, Clara Vasconcelos revelou surpresa com a iniciativa da vereadora, já que nunca havia pensado na instituição oficial do Outubro Rosa no Calendário do Município.

Ela observou o impacto causado pela campanha, já que, ano a ano, de outubro a dezembro, aumenta consideravelmente a quantidade de diagnósticos positivos para câncer de mama.

Na cidade, todos os anos, o grupo realiza o “Mutirão da Mama”. A edição de 2017 acontece neste sábado (28/10), graças a 37 médicos voluntários que atenderão as mais de 1.000 mulheres que agendaram o exame clínico.

As mulheres com nódulos terão as mamografias agendadas para os dias seguintes. “O mutirão atende mulheres de todas as idades. Essa, aliás, é uma bandeira nossa, já que há casos de câncer de mama aos 32 anos”, pontuou.

Clara destacou outras ações do grupo que, com parcerias, promove o empréstimo de perucas a mulheres carentes, programas de atividades físicas para mulheres com câncer de mama, além de suportes nutricional e psicológico.

O Amigas do Peito de Bauru também já realizou, neste ano, a tradicional Caminhada pela Vida.

Suporte

Convidada pelo deputado estadual Celso Nascimento, Vanessa Palazzi representou e apresentou, na Audiência Pública, os projetos “Mechas do Amor” e “Mamas do Amor”. O primeiro, a partir de doações, confecciona e doa perucas a mulheres com câncer.

O segundo, por sua vez, distribui próteses externas – feitas com meias de seda e alpiste - a pacientes que não reúnem condições de optar pelas próteses tradicionais.

Vanessa Palazzi colocou os dois projetos à disposição da cidade de Bauru.

A reunião contou ainda com a palestra de Gisleine Teixeira, que falou sobre qualidade de vida e saúde sexual da mulher.

A Polícia Militar e o a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Bauru) também se fizeram representadas na audiência.

A palestrante Gisleine Teixeira falou sobre saúde sexual da mulher

O deputado estadual Celso Nascimento também promoveu debates sobre o tema na Assembleia Legislativa

VINICIUS LOUSADA