A Câmara Municipal de Bauru promoveu Audiência Pública nesta quinta-feira (21/03) para debater sobre a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A iniciativa foi do vereador Fábio Manfrinato (PP).
Participaram da reunião os representantes das Secretarias Municipais de Bem-Estar Social e de Administração, do setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura, da Escola de Gestão Pública, da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB Bauru e da Associação dos Surdos de Bauru e Região.
Os membros da Associação apontaram as dificuldades de acesso aos serviços públicos e a direitos que são garantidos pela Constituição Federal, mas não são colocados em prática. Para o voluntário da entidade, Luiz Mateus da Silva Souza, é importante que Bauru “se torne referência na educação e inclusão de crianças surdas”.
O deficiente auditivo Gilberto Ricardo, que esteve na reunião, levantou a necessidade de um intérprete de Libras nos serviços de saúde. A medida é considerada importante para garantir a autonomia da pessoa surda. Os participantes apontaram, ainda, a necessidade de se remunerar o profissional da área de acordo com a sua formação.
Na reunião, os representantes da Prefeitura se colocaram à disposição para levantar demandas e propor soluções para melhorar a acessibilidade do setor público. “Espero que o Executivo siga o mesmo caminho que o Legislativo: trazer o sistema de Libras para todos os trabalhos da Casa”, destaca o vereador Fábio Manfrinato. “O trabalho tem que ser feito com seriedade e não maquiado”, completa.
A reunião contou com tradução simultânea para Libras no plenário e durante a transmissão ao vivo pela TV Câmara.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Câmara Municipal de Bauru