Audiência Pública discute proteção aos animais

- Repórter Fotográfico

17/06/2015 – Vereadores e representantes de entidades defensoras de animais participaram hoje no plenário da Câmara Municipal de Audiência Pública com o objetivo de discutir propostas sobre Políticas Públicas de Direito e Proteção Animal. O evento foi de iniciativa da Comissão de Meio Ambiente da CASA, que tem como presidente o vereador Paulo Eduardo de Souza.

Leandro Tessari do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal lamentou a ausência do Secretário de Saúde, Fernando Monti, além da PASTA não responder aos questionamentos formulados pelo COMUPDA. “Falta vontade política para se implantar programas de controle de zoonoses”, emendou.

O advogado José Herman Schereder, representante da ONG Naturae Vitae, que apresentou um vídeo com cenas fortes de animais – bois e cavalos – que participam de rodeios sendo maltratados e até sacrificados por sofrerem fraturas expostas decorrentes de acidentes, criticou os defensores desses eventos. “Rasgaram a Constituição Federal e o Código Sanitário”, afirmou.

O advogado Carlos Eduardo Alexandre do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social revelou que a ONG Naturae Vitae ajuizou em 2011 uma ação judicial para que o Centro de Controle de Zoonozes apresentasse um levantamento sobre o controle de castração na unidade. Como não cumprida a decisão, o munícipio está condenado a pagar uma multa de R$ 1.000,00/dia, que já soma quase R$ 1.000.000,00 e que não cabe mais recurso judicial.

A Secretária do Meio Ambiente Lazara Gazzetta, disse que encaminhou ao prefeito Rodrigo Agostinho e que ele já autorizou a contratação de um médico veterinário e a compra de uma viatura – tipo SAMU – para atender as demandas dos animais abandonados e vitimas de maus tratos.

Nivaldo José – Assessoria de Imprensa