Audiência Pública discute proposta para 'Semana Municipal de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio'

Representantes do poder público, de conselhos de classe e entidades, como o CVV, são esperados no Plenário Legislativo

Por iniciativa do vereador Mané Losila (PDT), a Câmara Municipal promove, nesta sexta-feira (27/09), a partir das 9h, Audiência Pública para discutir a proposta de inclusão no Calendário Oficial de Bauru da "Semana Municipal de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio".

A ideia é de que atividades de conscientização ocorram anualmente durante a semana do dia 10 de setembro – desde 2016, instituído por Lei como "Dia Municipal da Prevenção e Combate ao Suicídio", de iniciativa do parlamentar Fábio Manfrinato (PP).

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas se suicidam por ano em todo o mundo. No Brasil, são quase 12 mil casos por ano.

“Acreditamos que falta uma política de atenção, com infraestrutura e recursos humanos suficientes, para ajudar quem sofre com stress, depressão, esquizofrenia e transtornos que podem levar ao desejo suicida”, aponta Mané Losila.

A audiência pode indicar a importância da apresentação de Projeto de Lei para a instituição da “Semana”.

“Esperamos que ofereça chances de se chegar às pessoas que precisam de ajuda, chances essas que dependem da visibilidade, de campanhas do município com o objetivo de potencializar as ações continuamente exercidas em prol da vida”, completa o parlamentar.

Para a audiência, foram convocados os secretários municipais José Eduardo Fogolin (Saúde) e José Carlos Augusto Fernandes (Bem-Estar Social).

Também foram convidados todos os secretários municipais, o prefeito Clodoaldo Gazzetta, e representantes do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comude), do Conselho Regional de Psicologia (CRP-Bauru), Conselho Municipal de Saúde, de Centros de Apoio Psicossocial (CAPS 1 e CAPS i) e do Ambulatório Municipal de Saúde Mental (AMSM).

WhatsApp e Facebook

Os munícipes podem participar das audiências públicas encaminhando perguntas, comentários ou sugestões pelo WhatsApp (14) 98119-5511 ou por mensagens no Facebook da TV Câmara Bauru (facebook.com/tvcamarabauru).

As contribuições são lidas e discutidas ao vivo. Para isso, é necessária identificação com nome completo e instituição que representa ou o bairro onde mora.

Mensagens anônimas, ofensivas, com conteúdo impróprio ou que não tenham relação com o tema em debate serão descartadas.

Como há horários pré-estipulados para o início e o término das audiências, quando não houver tempo para a leitura de todas as perguntas e comentários, o material será direcionado aos órgãos pertinentes.

Para assistir

A audiência será transmitida ao vivo pelos canais 10 da NET e 31.3 UHF Digital, e também pela página da TV Câmara Bauru no YouTube e no Facebook. O conteúdo também está disponível no Portal Legislativo.