Audiência Pública discute presença de doulas em unidades de Saúde de Bauru

20/06/2018 - A reunião está marcada para as 18h30 desta quinta-feira (21/06), no Plenário do Poder Legislativo

Por iniciativa do vereador Fábio Manfrinato (PP), a Câmara Municipal de Bauru promove Audiência Pública para tratar da proposta legal que autorize a presença de doulas em estabelecimentos de saúde durante todo o período do trabalho de parto, o parto, e pós-parto imediato, bem como nas consultas e exames de pré-natal, sempre que solicitadas pelas gestantes.

O encontro está agendado para as 18h30 desta quinta-feira (21/06), no Plenário Legislativo. Foram convocados representantes da SEBES – Secretaria Municipal do Bem-Estar Social e da Secretaria Municipal de Saúde.

As doulas oferecem suporte físico e emocional às mulheres, promovendo saúde psicológico-afetiva da mãe e sua ligação com a criança, por meio de tratamentos terapêuticos, como a utilização de óleos e essências fitoterápicas, recomendações para a prática de exercícios físicos, massagens e instruções de técnicas de relaxamento e respiração.

A realização da audiência foi solicitada por um grupo da cidade que defende a presença das doulas nas unidades de saúde, recebido pelo vereador Fábio Manfrinato na Câmara, no último 3 de maio.

A presença das doulas é estimulada pelo Ministério da Saúde e pela OMS – Organização Mundial da Saúde, segundo a Exposição de Motivos do projeto que já se tornou lei na cidade de São Paulo.

A autorização obrigatória por parte dos hospitais e demais estabelecimentos de saúde também é realidade em municípios da grande região, como Marília e Botucatu, bem como em todo o Estado de Santa Cantarina.

O grupo que pede a regulamentação das atividades das doulas em Bauru aponta ainda que este apoio complementar às gestantes e mães tem atenuado consideravelmente os casos de depressão pós-parto e aumentado os índices de amamentação.

Estudos também apontam a redução de 50% nas taxas de cesárea, de 60% nos pedidos de anestesia, de 40% no uso de fórceps e de 25% no tempo de duração dos partos.

VINICIUS LOUSADA