Audiência discute representatividade dos jovens e criação de um Conselho Municipal da Juventude

- Repórter Fotográfico

26/03/2019 - Convocada pelo vereador Manoel Losila, a reunião destacou a importância da participação dos jovens como agentes na formação de políticas públicas

A Câmara Municipal de Bauru promoveu nesta terça-feira (26/03) uma Audiência Pública para apresentação dos projetos municipais voltados para as questões dos jovens. A discussão foi convocada a pedido do vereador Manoel Losila (PDT) e também contou com a presença de Sandro Bussola, do mesmo partido.

O principal entendimento entre os participantes da audiência é a necessidade de criação de um Conselho Municipal da Juventude em Bauru. A partir da demanda, Losila se comprometeu a trabalhar pela implementação do órgão, garantindo a representatividade dos jovens na elaboração das políticas públicas.

Iniciativas municipais

Durante a audiência, a secretária municipal de Educação, Izabel Miziara, falou sobre as ações envolvidas com a formação de grêmios estudantis nas escolas municipais. Para ela, a iniciativa incentiva a cidadania e a participação política.

A assistente social da Secretaria Municipal do Bem-Estar, Ana Toledo, citou alguns dos programas de renda oferecidos pela Prefeitura, como os cursos de capacitação do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). As aulas são profissionalizantes e podem ser frequentadas por maiores de 16 anos.

A questão da inserção ao mundo do trabalho também foi trazida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento. Dentre eles, estão o projeto Time do Emprego, voltado para a preparação de trabalhadores em busca de uma vaga no mercado. O diretor de Logística e Novos Negócios da pasta, Ariel Barca, falou ainda sobre o incentivo a pesquisa universitária, com o prêmio Solucionar, cedido a graduandos de Bauru.

A coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente, Michele Vermelho, da Secretaria Municipal de Saúde, comentou sobre o projeto Saúde na Escola, que atende 1.600 alunos e leva para as instituições de ensino informações sobre sexualidade, gravidez na adolescência e prevenção a doenças sexualmente transmissíveis. O psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Daniel Sanches, comentou sobre o uso de drogas, políticas de redução de danos e saúde mental.

O membro da Juventude do PSDB, Gabriel Montinho, criticou a falta de mobilização dos jovens e defendeu a necessidade de autotutela dos movimentos estudantis.

Também estiveram presentes representantes da Juventude dos partidos Podemos, PSL e PDT, da OAB Bauru, das secretarias municipais de Cultura, Obras, Finanças, Meio Ambiente, Planejamento e Administração, além da ONG Bonde do Consulado.

Câmara Municipal de Bauru