Audiência Pública discute implantação de Escola do Parlamento em Bauru

Munícipes poderão contribuir via WhatsApp do Poder Legislativo e também acompanhar ao vivo pela TV Câmara Bauru

A Câmara Municipal de Bauru promove Audiência Pública nesta quinta-feira (17/3), às 9h, no plenário “Benedito Moreira Pinto”, para discutir a implantação da Escola do Parlamento da Casa de Leis. A iniciativa é da vereadora Estela Almagro (PT).

De acordo com a parlamentar, desde o segundo semestre de 2021, o seu gabinete realiza consultas e análises sobre a importância da implantação desse instrumento para aprimoramento dos conhecimentos técnicos específicos entre os membros do parlamento, bem como a difusão e o entendimento de instrumentos do exercício de um mandato.

A escola do Parlamento / Legislativo já é realidade em inúmeras cidades do Estado de São Paulo e de outros Estados, e tem como objetivos específicos: oferecer suporte conceitual de natureza técnico-científica às atividades da Câmara Municipal de Bauru; oferecer ao parlamentar, ao servidor, aos estagiários e aos profissionais terceirizados subsídios para a compreensão da missão do Poder Legislativo a fim de que exerçam de forma criativa, crítica e eficaz as suas atividades, bem como ao cidadão em geral, a fim de exercer mais plenamente sua cidadania; disponibilizar subsídios e programa para a qualificação dos servidores do Legislativo bauruense para o aperfeiçoamento do suporte técnico-científico e ampliação de sua formação em assuntos legislativos; desenvolver programas de ensino objetivando a formação e a qualificação de lideranças comunitárias e políticas; estabelecer cooperação com outras instituições de ensino a fim de estimular a pesquisa técnico-científica voltada à Edilidade paulista; propiciar a participação de parlamentares, servidores e agentes políticos em videoconferência e treinamentos a distância, integrando o Programa Interlegis do Senado Federal; sediar a produção, a gestão e a difusão de conhecimento sobre o Município de Bauru e seus diversos aspectos socioeconômicos, políticos, ambientais, sanitários, educacionais e culturais; propiciar o intercâmbio e transferência de conhecimentos entre as diversas Casas Legislativas; propiciar ao parlamentar e ao servidor a oportunidade de complementar seus estudos em todos os níveis de escolaridade.

Foram convocados, o secretário municipal de Administração, Everson Demarchi; o consultor jurídico da Casa de Leis, Arildo Lima Jr.; o consultor financeiro da Câmara, Alexandre Previero, e os membros da Mesa Diretora do Poder Legislativo.

Também foram convidados, os representantes do departamento de Educação da Unesp Bauru; da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (Abel); das escolas do Parlamento / Legislativo das Câmaras Municipais de Taboão da Serra, Bragança Paulista, Sorocaba, São Paulo, Guarujá, Cubatão e Araraquara.

Participação

Os munícipes poderão participar da Audiência Pública enviando perguntas, comentários ou sugestões pelo canal de WhatsApp do Poder Legislativo:(14) 98119-5511. Todos deverão se identificar com nome completo, instituição que representam ou o bairro onde moram.

Ao Vivo

A audiência será transmitida ao vivo pela TV Câmara Bauru, nos canais 10 Claro/NET e 31.3 UHF Digital, no YouTube e no Portal Legislativo.