Audiência pública discute 1º quadrimestre da Secretaria de Saúde

- Repórter Fotográfico

31/05/16 – A Secretaria Municipal de Saúde realizou reunião no plenário da Câmara com o objetivo de prestar contas referentes ao primeiro quadrimestre de 2016. A audiência, que obedece a lei federal 141/12, contou ainda com a participação de representantes do Conselho Municipal de Saúde.

De acordo com levantamento apresentado pelo Secretário de Saúde Fernando Monti, foram investidos no período quase R$ 59 milhões, sendo que o município efetuou o maior repasse, cerca de R$ 37 milhões de reais.

As despesas com funcionários, encargos sociais e atendimento a entidades assistências e mandatos judiciais, no primeiro quadrimestre deste ano, ultrapassam os R$ 63 milhões, sendo que a diferença mais de R$ 4.300 milhões foi custeada pela prefeitura.

Se comparado com o mesmo período do ano passado, os investimentos no setor da saúde em Bauru saltaram sete por cento; de R$ 55 milhões para R$ 58 milhões. O relatório também mostra os serviços prestados pela Secretaria em atenção básica, especialidades, UPAS, PSC, PAI além de outros setores.

Segundo o Secretário Fernando Monti, circula informações no Governo Federal sobre a possibilidade da desvinculação de receitas, o que liberaria o gestor público a usar os recursos de acordo com as necessidades. “O setor da saúde pode estar à véspera de um colapso”, comentou.

O coordenador do Conselho Municipal de Saúde, Luís Aurélio de Jesus Salles, convocou os membros da entidade para uma reunião logo após o encontro da prestação de contas para deliberar sobre o relatório. As contas da Secretaria Municipal de Saúde, referente ao primeiro quadrimestre de 2016 foram aprovadas por unanimidade.

Nivaldo José – Assessoria de Imprensa