Audiência Pública na Câmara discute aumento de suicídio

- Repórter Fotográfico

30/09/2015 – Por iniciativa do vereador Fábio Manfrinato, aconteceu hoje à tarde no plenário da Câmara Municipal, Audiência Pública que teve como tema “Prevenção e Combate ao Suicídio”. O evento, que conta com o apoio do CVV – Centro de Valorização da Vida - teve por objetivo chamar a atenção da comunidade para a campanha denominada de “Setembro Amarelo”.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a International Association for Suicide Prevention (IAPS), instituíram 10 de Setembro com o Dia Mundial para Prevenção do Suicídio. Dados do primeiro relatório global para Prevenção do Suicídio apontam que mais de 800 mil pessoas dão fim a própria vida todos os anos no mundo.

O Brasíl é o oitavo País, nas Américas, em números de suicídios. De acordo com levantamento da Polícia Militar divulgado pelo voluntário do CVV, José Carlos dos Santos, em 2014 foram registrados 31 suicídios e 86 tentativas e, até junho deste ano, foram 21 suicídios e 43 tentativas na região de Bauru.

Pela importância do tema em debate, mesmo sentido as ausências dos responsáveis pelas Secretarias que foram convocados; Educação, Cultura, Saúde e SEBES que não participaram e, nem enviaram representantes, o vereador Fábio Manfrinato avaliou como positiva a reunião.

Manfrinato disse ainda que a abertura vai proporcionar um melhor resultado as pessoas envolvidas, já que vai apresentar à Câmara Municipal um Projeto de Lei que cria a data de Prevenção e Combate ao Suicídio na cidade, em concordância com o dia 10 de setembro.

Além de representantes do Corpo de Bombeiros e do CVV, acompanharam a Audiência Pública, assessores dos vereadores Roque Ferreira, Fabiano Mariano, Lima Júnior e Telma Gobbi.

Nivaldo José – Assessoria de Imprensa