Audiência promove diálogo entre comunidades e poder público

- Repórter Fotográfico

19/04/2018 - Vereador Natalino avalia que relatos de lideranças atestam necessidade de que governo esteja mais próximo dos bairros

As carências de infraestrutura, equipamentos e serviços públicos foram expostas por dezenas de lideranças comunitárias reunidas, nesta quinta-feira (19/04), pelo vereador Natalino Davi da Silva (PV), de quem partiu a iniciativa para a realização de Audiência Pública, da qual também participaram gestores que atuam em diversas frentes do governo municipal.

No encontro, foram elencados ainda exemplos de uso indevido e o abandono de espaços públicos, agravando a problemática do vandalismo ao patrimônio, recorrente nas contribuições dos representantes das associações de moradores e dos secretários presentes.

O vereador Natalino avaliou positivamente o diálogo promovido entre a comunidade e administração, que, em seu entendimento, está deixando a desejar, especialmente, por se manter distante da população e de suas aflições.

Também chamou a atenção do parlamentar a quantidade de reclamações apresentadas a respeito da falta de opções de lazer na periferia de Bauru.

Os depoimentos também reforçaram que, em comunidades com pendências de regularização, as dificuldades e a ausência do poder público são percebidas com maior intensidade.

Problemas na limpeza pública também foram elencados. Nesse sentido, o vereador José Roberto Segalla (DEM) alertou os presentes de que o projeto enviado pelo prefeito Clodoaldo Gazzetta à Câmara Municipal, pedindo autorização para terceirizar a capinação de terrenos particulares, também revoga lei de 2016, que explicita a obrigação do poder público em manter seus próprios imóveis limpos.

Vazamentos de água e esgoto, deficiências no transporte coletivo urbano e problemas nas áreas de educação, saúde, esporte e cultura também foram expostos pelas lideranças comunitárias.

Vereadores Natalino e Segalla na audiência desta 5ª feira

Diálogo

Os representantes do governo se colocaram à disposição da população e relataram dificuldades operacionais e orçamentárias.

Secretário de Obras, Ricardo Olivatto contribuiu ao destacar a importância de que os moradores formalizem as solicitações e demandas junto às pastas responsáveis para que haja controle e maior possibilidade de respostas adequadas.

Titular da Sear – Secretaria de Administrações Regionais, Eduardo Borgo falou sobre a proposta de abrir regionais no Mary Dota e na Independência como primeiro passo para tirar do papel o projeto das Subprefeituras. Além disso, reiterou o compromisso de cobrar de cada setor do governo o cumprimento das ações elencadas como prioritárias por cada setor da cidade no Orçamento Participativo.

Representando a Emdurb, Márcio Teixeira anunciou mudanças de linhas do transporte coletivo e a criação de um grupo que centrará esforços na limpeza pública, com a participação da empresa, da Sear e da Semma – Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Luiz Fonseca, secretário de Cultura, reconheceu dificuldades, como a impossibilidade de a Prefeitura promover novas contratações em função da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), mas ponderou que muitos problemas podem ser sanados com criatividade a partir do diálogo.

Titular da Sebes - Secretaria de Bem-Estar Social, José Carlos Augusto Fernandes falou sobre critérios que norteiam as políticas do SUAS – Sistema Único de Assistência Social.

Já o novo secretário de Esportes, Vanderlei Mazzuchini Junior, destacou a contribuição da audiência pública para humanizar as relações entre a comunidade e o poder público.

Secretária de Educação, Isabel Miziara falou sobre as 900 crianças na fila por vagas no ensino infantil, projetos de novas unidades, judicialização de matrículas e problemas decorrentes da falta de vigilância nas escolas municipais.

VINICIUS LOUSADA