Nesta sexta-feira (31/10), ocorreu no auditório da Instituição Toledo de Ensino (ITE) uma Audiência Pública conjunta entre os Poderes Legislativo e Executivo e Sociedade Civil Organizada para o debate sobre a reativação da Malha Oeste, ferrovia com quase dois mil quilômetros de extensão que liga a cidade de Mairinque, em São Paulo, a Corumbá, no Mato Grosso do Sul, passando pelo entroncamento ferroviário de Bauru.
O encontro aconteceu nos termos acordados em reunião realizada no dia 12 de setembro entre os poderes e teve a iniciativa da vereadora Estela Almagro (PT), que preside Comissão Temporária da Casa de Leis instituída para debater a temática.
Com o término do contrato de concessão da ferrovia com a empresa Rumo S.A. previsto para julho de 2026, a proposta é promover uma ampla mobilização, discutindo sugestões e alternativas capazes de impulsionar a economia de Bauru e das cidades pelas quais a Malha Oeste passa.
Diversas autoridades, entidades e representantes políticos e civis regionais (do estado de São Paulo e do Mato Grosso do Sul) compareceram ao evento.
Do Poder Legislativo bauruense, estiveram presentes os vereadores André Maldonado (PP), Arnaldinho Ribeiro (Avante), Beto Móveis (Republicanos), Cabo Helinho (PL), Dário Dudário (PSD), Edson Miguel (Republicanos), José Roberto Segalla (União Brasil), Junior Lokadora (Podemos), Junior Rodrigues (PSD), Mané Losila (MDB), Márcio Teixeira (PL), Natalino da Pousada (PDT), Neto Ranieri (União Brasil), Sandro Bussola (MDB) e Zezinho do Gás (Podemos), além da vereadora Estela Almagro.
Do Poder Executivo municipal, também estiveram presentes a prefeita Suéllen Rosim; o secretário de Governo, Renato Purini; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, Jurandir Posca; o secretário de Habitação, Anderson Prado; o secretário de Negócios Jurídicos, Vitor João de Freitas; e o chefe de Gabinete da prefeita, Leonardo Marcari.
Ainda tiveram representantes as seguintes entidades: Sindicato dos Ferroviários da Noroeste do Brasil, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP), Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos de Bauru (Assenag), Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Bauru, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Bauru (CODESE), Ordem dos Advogados do Brasil - OAB Bauru, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Bauru, Sincomércio e Associação Comercial e Industrial de Bauru (ACIB).
Mesa Política
Para iniciar a Audiência Pública, foi formada uma Mesa Política, com diversos nomes convidados a fazerem suas saudações, que já passaram alguns recados sobre o tema.
A primeira a falar foi a prefeita Suéllen Rosim, que ressaltou a importância do evento reunir várias frentes, independentemente de questões ideológicas. Colocando-se à disposição para o que fosse decidido como próximo passo, pontuou o desafio de ver “a nossa ferrovia funcionando novamente” e construir uma grande agenda propositiva para conseguir mais espaço em Brasília e, assim, pleitear as demandas do desenvolvimento regional que a malha pode trazer.
Também falaram os vereadores Cabo Helinho, que representou o Legislativo bauruense, e Mané Losila, que, como relator, representou a Comissão Temporária constituída para atuar na reativação da Malha Oeste. Por sua vez, agentes políticos regionais fizeram parte da mesa representando suas categorias. Foi o caso da vereadora de Campo Grande (MS), Luiza Ribeiro, que já organizou uma audiência no início do ano na capital do Mato Grosso do Sul e vê o papel de articulações deste tipo para conseguir uma interlocução mais forte com o Governo Federal; e a prefeita da cidade de Avaí, Hellen Rodrigues, o vice-prefeito de Lençois Paulista, Manezinho Santos Silva, e o secretário de Desenvolvimento e Planejamento Estratégico de Lins, Juliano Beltani, que reconheceram a grandeza do projeto e a sua importância para o desenvolvimento da região.
Nomes estaduais e federais também se posicionaram no debate. Marcelo Moraletti, representando o senador Marcos Pontes, fez um breve discurso que não só enalteceu a interconexão da história de Bauru com os trilhos da ferrovia, uma vez que a cidade nasceu de um entroncamento ferroviário, mas trouxe sua relação atual com o desenvolvimento em tecnologia e inovação.
“Mais do que reativar a malha, é preciso reassumir seu papel como eixo logístico e intelectual do país, colocando Bauru e outras cidades envolvidas novamente dentro da rota do desenvolvimento”, disse, reforçando a necessidade de nacionalizar o debate sobre a Malha Oeste, levando-o para dentro do Senado Federal.
O deputado estadual Dirceu Dalben também foi uma presença estratégica. Ele incentivou que outros municípios da região organizem eventos semelhantes para debater “a volta da ferrovia de forma democrática”, ou seja, garantindo que a população tenha acesso a ela e seus benefícios. Tendo lançado a Frente Parlamentar da Malha Ferroviária na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), ele vem atuando para que a sociedade civil participe da discussão sobre o novo modelo de licitação que será adotado para a concessão da ferrovia.
O deputado ainda colocou a Frente Parlamentar à disposição e sugeriu que a Comissão da Câmara crie uma interlocução com o Governo Estadual, faça visitas ao Tribunal de Contas, para verificar o processo de licitação, e esteja atenta para que, no novo processo, estejam incluídos todos os investimentos necessários para a realização de transporte de cargas e a retomada do transporte de passageiros.
Também fizeram saudações na Mesa Política Fátima Aparecida Ferri, do Sindicato dos Trabalhadores Gráficos de Bauru; José Claudinei Messias, do Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários da Zona Sorocabana; Camila Grusca, do Sinttrans de Sorocaba; professor Anisio Guató, do Comitê Permanente de Revitalização da Reativação da Ferrovia Malha Oeste; Dr. Gilson Rodrigues de Lima, da OAB-Bauru; Solange Navarro, da CIESP; Flávio Henrique Nóbrega, do Sindsef-SP e servidor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); José Augusto Silva, empresário do ramo; e Roberval Duarte Placce, do Sindicato de Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Bauru.
Mesa Técnica
Após a Mesa Política, a Audiência Pública partiu para uma segunda etapa com a formação de uma Mesa Técnica, com o objetivo de dar subsídios para uma maior compreensão sobre o que é a Malha Oeste e porque o momento atual é estratégico para trabalhar por sua retomada.
Nesse momento, a vereadora Estela Almagro aproveitou para fazer a leitura da “Carta de Bauru pela reativação da Malha Oeste Ferroviária”, documento aprovado pelos presentes no evento e que representa a luta pela reativação plena do modal com investimento público e privado. Ela sugeriu que a carta fosse entregue por uma comitiva ao vice-presidente Geraldo Alckmin, que coincidentemente estaria presente em Bauru no período da tarde.
Além disso, a vereadora também anunciou a criação do Fórum Permanente pela reativação da malha, clamando que o grupo já se mobilize para realizar uma próxima reunião em alguma das cidades pelas quais a ferrovia passa.
Na sequência, diversas falas trouxeram novas propostas para a Malha Oeste, defendendo um modelo de gestão pública das concessões ferroviárias. Em vídeo, o chanceler do Ministério das Relações Exteriores e coordenador nacional dos corredores bioceânicos no Itamaraty, João Carlos Parkinson de Castro, por exemplo, pontuou a importância do fortalecimento da malha, da construção de corredores e da integração ferroviária estratégica.
Já o ferroviário Afonso Carneiro Filho fez uma apresentação técnica sobre o papel do transporte de trens para o desenvolvimento e integração regional, nacional e sul americana. Ele afirmou que são inúmeros os ganhos econômicos e sociais na adoção do modal, como redução dos custos de logística, maior competitividade para exportações, atração de investimentos, criação de novos pólos industriais, geração de renda e de empregos, redução de acidentes rodoviários e maior sustentabilidade ambiental. Por fim, a Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos de Bauru (Assenag) ainda fez coro à exposição.
Encaminhamentos: expansão do debate suprapartidário
Para finalizar o evento, a vereadora Estela Almagro reforçou o caráter suprapartidário do debate. Para ela, a Audiência demonstrou a capacidade de união em torno do tema, além de se configurar como uma oportunidade de mobilização da sociedade, que pode se articular para ter maior poder de influência nos rumos que a ferrovia irá tomar após o término do contrato de concessão atual.
Ela também destacou a criação do Fórum Permanente e o encaminhamento da Carta de Bauru pela Reativação da Malha Oeste e os passos a serem efetivados já nas próximas semanas: uma reunião na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal, com o apoio do senador Marcos Pontes que a integra; uma audiência pública na ALESP com a Frente Parlamentar da Malha Ferroviária, com apoio do deputado estadual Dirceu Dalben que a compõe; reunião conjunta com a nova Frente Parlamentar pela Reativação da Malha Oeste de São Paulo e a mesma Frente, mas do Mato Grosso do Sul, a ser realizada em Três Lagoas; e uma reunião em Botucatu com as cidades da região do Polo Cuesta.