Audiência Pública discute destinação dos resíduos sólidos

- Diretoria de Comunicação

30/07/2015 – A Câmara Municipal de Bauru, atendendo solicitação do vereador Artemio Caetano Filho, promoveu hoje audiência pública que debateu a destinação dos resíduos sólidos e líquidos. O evento contou com a presença de representantes de empresas privada (Lixo Limpo, ER1 e Use Trar) Porto Alegre/RS, Londrina/PR, Paço do Luminar/MA, respectivamente, além da Urbam/pública – Urbanização Municipal – de São José dos Campos.

Os dirigentes apresentaram vídeos e fizeram uso da palavra que ilustraram os trabalhos que veem sendo executados nas suas empresas e que apontam que a destinação do resíduo sólido e líquido do chorume da lagoa do aterro tem como ser trabalhado com resultado positivo.

Para o Professor/Doutor de Biotecnologia da USP/SP, Manoel Azevedo Santos, que já acompanha o cotidiano do aterro sanitário a pedido da Emdurb, concluiu que é possível tratar o chorume dentro do esquema que a empresa opera com a eliminação dos compostos tóxicos, obtendo um resultado aplicável à natureza e ao meio ambiente, citando como exemplo, o reuso da água.

Disse ainda que o custo é bem próximo a realidade, cerca de 85 por cento, mais barato aos processos fisioquímicos atualmente utilizados na ETES ( Estação de Tratamento de Esgoto) do Brasil. Como vantagens citou que o processo é ecologicamente correto e que a Emdurb pode ser agraciada pelo selo verde e que não requer equipamentos e nem mão de obra especializada no processo biotecnologia.

O prefeito Rodrigo Agostinho, disse que a cidade desenvolve um plano importante quando da implantação do programa de resíduo sólido. O Secretário de Obras Sidney Rodrigues, garantiu que os serviços no local estão em andamento para conseguir a ampliação da capacidade do aterro sanitário.

A titular da SEMMA Lázara Gazzeta, revelou que todas as ações estão sendo tomadas e que hoje, foi protocolado junto à CETESB o projeto para que a Emdurb continue a operar o aterro sanitário.

O vereador Artemio Caetano Filho, avaliando o evento, destacou ser extremamente profícuo a medida que empresas de fora apresentaram alternativas através de tecnologias para o tratamento e destinação dos resíduos sólidos e do chorume.

Abordou o receio por serem novidades, mas que agregaram conhecimento e fomentaram a possibilidade de uma melhor tomada de decisão  em relação ao destino dos nossos resíduos. Observou ainda que as alternativas comtemplam com uma redução de preço considerável e que deve ser avaliado pela Emdurb, Semma e governo municipal com muita seriedade.

Participaram ainda da audiência pública os vereadores: Fábio Manfrinato, Fabiano Mariano, Raul Gonçalves Paula, Arildo Lima Júnior, o presidente da Emdurb Nico Mondelli, Kláudio Koffani (CIESP/ASTEN) e Gerson Pinheiro (ASTEN).

Nivaldo José – Assessoria de Imprensa