AUDIÊNCIA DISCUTE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO

- Diretoria de Comunicação

25/03/2015 – Representantes do Magistério – professores, alunos e dirigentes de entidades sindicais – participaram na manhã de hoje de Audiência Pública, convocada pelo vereador Paulo Eduardo de Souza, para discutir o Plano Nacional da Educação. O foco é a meta 17 que visa valorizar professores da Educação Básica de forma a equiparar seus salários aos demais profissionais com escolaridade equivalente.

Atualmente, um professor recebe em média cerca de R$ 2.300,00 por 40 horas semanais, enquanto outro trabalhador pelo mesmo período de jornada, ganha em torno de R$ 4.250,00.

Mas, o debate também reservou momentos de reflexão, quando alunos ainda em formação no Ensino Médio – colegial – manifestaram desejo, mesmo diante da precariedade dos serviços oferecidos pelo Estado em se tornarem professores.

Janaína Santos, 17 anos, disse: “é meu sonho, eu quero ser professora”. Júlia Caffeo emendou: “a estrutura das escolas nos desmotiva a apreender, mas também serei professora”. Janaína quer ser professora de Geografia e Júlia de Ciências Sociais.

A sindicalista Idenilde Conceição revelou: “a gente só aceita conversar com o Estado quando a proposta dele favorecer alunos e professores”. A categoria cobre melhores condições de trabalho e aumento de 75 por cento que é a diferença da META 17, motivo da audiência Pública.

Na sexta feira (27), às 14hs, haverá uma assembleia geral dos professores do Ensino Oficial, oportunidade que será avaliado o movimento grevista da categoria que teve início no último dia 13 de março.

Nivaldo José – Assessoria de Imprensa