Audiência discute políticas públicas para pacientes com a doença de Parkinson

Instituição do 'Mês da Tulipa Vermelha' no Calendário Oficial, para ampliar a conscientização sobre a patologia, deve ser proposta

Por iniciativa do vereador Fábio Manfrinato (PP), a Câmara Municipal de Bauru promove, nesta quinta-feira (25/06), a partir das 10h da manhã, Audiência Pública para a discussão da proposta de inclusão do “Mês Conscientização da Doença de Parkinson” no Calendário Oficial da cidade.

A ideia é que, em todos os anos, em abril, sejam desenvolvidas atividades que joguem luz sobre o tema, combatendo o preconceito e buscando impactar em políticas públicas que garantam mais qualidade de vida e o retardamento dos sintomas em pacientes acometidos pela patologia, além do diagnóstico precoce de novos casos.

Assista a entrevista com o parlamentar

Para a discussão em audiência, foram convocadas as secretarias municipais de Saúde e do Bem-Estar Social. O Grupo de Amigos do Parkinson (GAP) foi convidado.

A fim de evitar aglomerações no Plenário da Casa, os participantes darão suas contribuições por videoconferência.

Já os cidadãos poderão enviar comentários, sugestões e dúvidas pelo canal de WhatsApp do Legislativo: (14) 98119-5511.

‘Tulipa Vermelha’

Vários municípios já instituíram o “Abril da Tulipa Vermelha’ em seus calendários.

A flor é o símbolo da doença, pois, na década de 1980, um holandês desenvolveu um novo tipo de tulipa a e a batizou em homenagem a James Parkinson., que, há mais de dois séculos, foi pioneiro nos estudos que levaram à descoberta da patologia.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 1% da população mundial com idade a partir dos 65 anos sofra com o Parkinson.