Audiência aprova proposta para Dia e Semana do Profissional de Educação Física

30/08/2018 - Projeto será formalizado pelo vereador Miltinho Sardin, após discussão envolvendo Legislativo, Executivo, representantes de cursos de ensino superior e conselho regional da categoria

Ademir Testa Júnior, Chiara Ranieri e Miltinho Sardin

 Em Audiência Pública promovida pela Câmara Municipal na tarde desta quinta-feira (30/08), o vereador Miltinho Sardin (PTB) anunciou que formalizará a apresentação de Projeto de Lei para instituir no Calendário Oficial de Bauru o “Dia do Profissional de Educação Física” e a “Semana Municipal do Profissional de Educação Física”. Assista à íntegra

  A iniciativa foi endossada pelas parlamentares Chiara Ranieri (DEM) e Yasmim Nascimento (PSC), que participaram do encontro, bem como pelos secretários municipais Isabel Miziara (Educação) e Vanderlei Mazzuchini Junior (Esportes e Lazer) e pelo delegado do Conselho Regional de Educação Física, Ademir Testa Júnior.

  Miltinho Sardin destacou a intenção de valorizar os profissionais dessa categoria, que atende crianças, adolescentes, adultos e idosos.

  “Vem crescendo nos últimos anos, na nossa cidade, o número de praticantes de atividades físicas, tanto por conta da prática nas aulas das escolas, quanto em turmas de iniciação esportivas, academias, clubes, praças, tanto públicas quanto privadas. Temos certeza de que este profissional faz toda a diferença para que essa prática se dê de forma segura, sadia e coordenada”, pontuou o vereador.

  Chiara Ranieri, por sua vez, expôs a necessidade de que projetos esportivos bem-sucedidos desenvolvidos em escolas da rede municipal sejam expandidos, inclusive com o propósito de afastar crianças e adolescentes do uso de drogas; mas considerou, especialmente, a importância de que os profissionais de educação física sejam inseridos nas estratégias de políticas de Saúde.

  A parlamentar citou como exemplo o Programa Saúde da Família (PSF), que poderia, até mesmo, aproveitar a mão-de-obra de estagiários dos cursos superiores de educação física em Bauru. Para isso, no entanto, é necessária a presença de um profissional em cada unidade para a supervisão dos trabalhos.

  “Seria um grande ganho, não só para a promoção da saúde, mas para o acompanhamento de pacientes com diversos tipos de patologia”, pontuou.

  Yasmim Nascimento, por sua vez, lembrou da alegria propiciada pelos professores de educação física em sua vida escolar.

Secretários Vanderlei e Isabel Miziara

Parceria

  Representando o conselho regional, Ademir Testa Júnior falou sobre função primordial da entidade, existente há apenas 20 anos, que é “proteger a sociedade dos maus profissionais”, pontuando ainda que a instituição por lei do Dia e da Semana em homenagem à categoria possibilita o estabelecimento de vínculos entre o órgão e o poder público municipal.

  Dessa forma, o conselho pode contribuir com a indicação e cessão de especialistas, sem custos para a Prefeitura, que ministrarão palestras que venham integrar a programação de eventos decorrente da legislação.

  Também participaram da audiência representantes de instituições de ensino superior e as assessorias dos vereadores Markinho Souza (PP), Mané Losila (PDT) e Ricardo Cabelo (PPS).

1º de setembro

  A proposta é de que o Dia Municipal do Profissional de Educação Física seja celebrado em 1º de setembro. A data coincide com o dia em que entrou em vigor a Lei Federal nº 9.696/1998, que dispõe sobre a regulamentação da profissão e que criou os conselhos federal e regionais da categoria.

Vereadora Yasmim Nascimento

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Câmara Municipal de Bauru