Assaf Hadba será homenageado com a Medalha 'Custos Vigilat' em Sessão Solene

09/11/2017 - A iniciativa foi da parlamentar Telma Gobbi para destacar a atuação de um dos maiores entusiastas do curso público de Medicina em Bauru

O médico e empresário Assaf Hadba receberá, em Sessão Solene, marcada para as 19h30 desta sexta-feira (10/11), a Medalha “Custos Vigilat”, concedida pela Câmara Municipal de Bauru, por iniciativa da vereadora Telma Gobbi (SD).

A honraria foi criada em 1991 com o objetivo de destacar cidadãos, entidades e empresas que tenham prestado relevantes serviços à comunidade bauruense.

Filho dos imigrantes libaneses Benjamin Hadba e Jamila Matar Hadba, que se estabeleceram na cidade de Iacanaga, Assaf nasceu no dia 31 de outubro de 1931.

Formou-se médico no Rio de Janeiro e firmou-se como cirurgião-geral na cidade de Pirajuí, já que, no início da década de 1960, o mercado para novos profissionais era fechado em Bauru.

Após especializar-se em Proctologia e depois de já ter atuado em um serviço de urgência criado na cidade, ingressou, em 1974, no corpo clínico da Santa Casa de Bauru.

Formou-se também em Direito e atuou em diversas entidades, como o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e, junto a outros 45 médicos da Associação Paulista de Medicina (APM), fundou a Unimed Bauru.

Em razão de sua notória atuação em favor do desenvolvimento da medicina e da difusão da saúde como um direito de todos e dever do Estado, coleciona títulos e homenagens.

O salão de eventos da Casa do Médico da APM, por exemplo, foi batizado com seu nome por iniciativa do corpo associativo.

Ainda este ano, quando do lançamento do curso de Medicina da USP em Bauru, recebeu da Câmara Municipal de Bauru Voto de Aplauso em razão do empenho dedicado à viabilização deste grande sonho coletivo da cidade.

Como empresário, também atuou em diversos ramos da economia. Hoje, aposentado, dedica-se a viajar o mundo junto à esposa Dalva, com quem é casado há 57 anos.

Da união, nasceram 5 filhos. O casal se orgulha ainda dos 11 netos e 7 bisnetos.

Assaf Hadba em recente visita à Câmara Municipal

VINICIUS LOUSADA