Após 16 anos, José Carlos Bolliger Nogueira recebe o título de “Cidadão Bauruense”

A solenidade deveria ter acontecido em 2003, mas devido a mudança de cidade do homenageado, só ocorreu neste ano

Engenheiro agrônomo responsável pela chefia do Horto Florestal por dez anos, durante toda década de 60 José Carlos Bolliger Nogueira foi homenageado, nesta sexta-feira (27/09), em Sessão Solene da Câmara Municipal, com o Título de “Cidadão Bauruense”.

A honraria foi concedida em 2003 por iniciativa do então vereador, e agora ex-prefeito e deputado federal, Rodrigo Agostinho. Quem assumiu a presidência da entrega tardia foi o vereador Francisco Carlos de Góes – Carlão do Gás (MDB).

Ao falar sobre José Carlos, Rodrigo Agostinho relembrou os ensinamentos passados a ele pelo engenheiro quando começou a se envolver no projeto de recuperação da mata ciliar Rio Batalha, ainda adolescente. “Ele me colocou no carro para aprender sobre a mata nativa, os jequitibás, os jatobás e as jabuticabeiras...o que deu certo e o que não deu”. Segundo Agostinho, o trecho que vai da nascente do rio até o ponto de captação de água está completamente recuperado, fato que credita como "fruto do trabalho" de José Carlos.

Relembrando críticas que recebe por defender pautas ambientais, o deputado exalta o vanguardismo do engenheiro: “Imagina falar de árvore 60 anos atrás”.

"Minha vida foi assim, sempre gostei de observar as árvores", fala José Carlos, relembrando da infância em uma fazenda de cana-de-açúcar em Campinas. A conexão com as plantas foi uma constante em sua vida. Ele conta que, depois das aulas na faculdade de Engenharia Agronômica da Esalq-USP, "todos iam pra cidade", mas ele "ficava nos bosques da faculdade , observando as árvores e catando sementes".

Em Bauru, José Carlos desenvolveu trabalhos, não só no Horto Florestal, mas também na Floresta Estadual de Pederneiras e na Mata do Governo (Estação Ecológica de Bauru). Durante a homenagem, falou especialmente sobre a área em Pederneiras, onde "plantou mais de mil alqueires de pinho e eucalipto". O local, no entanto passou a ser uma preocupação devido ao que considera um descaso com o espaço, que hoje não conta mais com funcionários para a manutenção.

Ainda sobre o local, José Carlos fez um apelo aos presentes para "fazerem o possível para que essa área não seja perdida".

Estiveram presentes na homenagem, além do presidente da Sessão, os vereadores Sandro Bussola (PDT), Markinho Souza (PP) e Miltinho Sardin (PTB).