Aplicação do novo Código de Obras é tema de reunião na Câmara

16/05/2018 - Também nesta quinta-feira, comissão presidida pelo vereador Mané Losila recebe Emdurb e Sindicato dos Taxistas para tratar de reivindicação da categoria

Mané Losila preside a Comissão de Obras da Casa

A Comissão de Obras, Serviços Públicos e Transportes da Câmara Municipal de Bauru promove duas reuniões na manhã desta quinta-feira (17/05).

A primeira foi agendada para as 9h, a pedido do Sindicato dos Taxistas de Bauru e Região, para tratar da reivindicação da categoria pela regulamentação local para serviços de transporte com aplicativos – como a Uber, que já opera na cidade.

Presidente da comissão, o vereador Mané Losila (PDT) chamou para a discussão representantes da Emdurb – Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru.

O órgão tem como uma de suas atribuições fiscalizar os transportes coletivo e especiais da cidade. Esse último item abrange os táxis e moto-táxis, representados pelo sindicato que alega concorrência desleal motivada pela ausência de lei regulamentadora para a Uber em Bauru, como colocou o presidente da entidade, Vitor Tallão, ao usar a Tribuna Livre na última Sessão Legislativa.

Código de Obras

A segunda reunião, marcada para as 10h30, discutirá quais os efeitos práticos da vigência do Novo Código de Obras do município, pouco mais de um mês após sua regulamentação - publicada no final de março, quatro meses após sua aprovação pelo Poder Legislativo.

O vereador Mané Losila quer saber se as novas regras propostas pelo governo resultaram, de fato, na redução dos prazos para aprovação de processos pela Prefeitura de Bauru – principal objetivo da atualização da lei, de acordo com explanações da secretária municipal de Planejamento, Letícia Kirchner, que foi convocada para o encontro, junto ao secretário de Finanças, Everson Demarchi.

Com as regras antigas, a autorização do poder público para uma construção simples, de uma residência unifamiliar, por exemplo, era liberada após 20 dias úteis.

A proposta da administração era reduzir os prazos em, pelo menos, 50%, embora outros municípios que adotaram estratégias que inspiraram o projeto para o Novo Código de Obras de Bauru tenham alcançado resultados que variam de 70% a 90%, segundo Letícia Kirchner. Leia mais aqui

Serviço

A Comissão de Obras, Serviços Públicos e Transportes da Câmara Municipal tem como membros os vereadores Fábio Manfrinato (PP) e Luiz Carlos Bastazini (PV).

As duas reuniões são abertas à população e serão realizadas na sede do Poder Legislativo de Bauru.

VINICIUS LOUSADA