Aos 100 anos, llza Adriano Carneiro Reginato recebe a Medalha ‘Sebastião Paiva'

Vereador Pastor Bira propôs a honraria; homenageada chegou a Bauru na década de 1920 e morou no Jardim Bela Vista, bairro onde seus pais residiam; na década de 1970 mudou-se para Vila Cardia, onde vive até os dias atuais

Nascida em 14 de dezembro de 1922, na cidade de Casa Branca/SP, llza Adriano Carneiro Reginato recebeu a Medalha “Sebastião Paiva” do vereador Pastor Bira (Podemos), nesta segunda-feira (20/3), no Plenário “Benedito Moreira Pinto”, durante o intervalo regimental da 7ª Sessão Ordinária do ano.

O projeto de Decreto Legislativo (Processo n.º 20/23) foi aprovado em Discussão Única, por unanimidade, pelo Plenário da Câmara de Bauru, durante a 3ª Sessão Ordinária deste ano, no dia 23 de fevereiro (Decreto Legislativo n.º 2098/2023).

A entrega da honraria foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Junior Rodrigues (PSD), e acompanhada pelos parlamentares Markinho Souza (PSDB), Miltinho Sardin (PTB), Pastor Edson Miguel (Republicanos), José Roberto Segalla (União Brasil), Guilherme Berriel (MDB), Julio Cesar (PP), Marcelo Afonso (Patriota), Mané Losila (MDB), Beto Móveis (Cidadania) e Chiara Ranieri (União Brasil).

Também estiveram presentes no Plenário “Benedito Moreira Pinto”, os familiares da homenageada.

A honraria é conferida pela Câmara Municipal a pessoas com 90 anos ou mais, que residem em Bauru há pelo menos três décadas.

O vereador Pastor Bira (Podemos), no ato de entrega da honraria, exaltou a trajetória de vida da homenageada. “Para mim, é motivo de alegria [conceder a homenagem]. A senhora precisava dessa honraria enquanto pode presenciá-la, senão, não teria razão de existir”, declarou o parlamentar.

A filha da homenageada, Arlete Reginato Delanina, agradeceu aos vereadores pela homenagem. “Eu queria agradecer pela gentileza por vocês terem aberto as portas desta Casa para todos nós e por terem proporcionado essa homenagem para a minha mãe. Para nós, é uma grande honra”, disse.

A homenageada llza Adriano Carneiro Reginato, emocionada, também agradeceu pela honraria: “Eu vou guardar essa medalha eternamente no meu coração”.

História

llza Adriano Carneiro Reginato nasceu no dia 14 de dezembro de 1922 na cidade de Casa Branca, estado de São Paulo.

Mudou-se para Bauru com 2 anos de idade, tendo em vista que o pai trabalhava na Noroeste. Sua mãe era dona de casa.

Estudou no Grupo Escolar Lourenço Filho. Lembra com carinho da Professora Anália Ramos da Escola Rodrigues de Abreu, onde cursou o primário. Já o Ginásio, fora cursado na Escola Guedes De Azevedo, onde fez curso Técnico em Contabilidade.

Aos 15 anos, enquanto fazia o curso de técnico em Contabilidade no Guedes de Azevedo, trabalhou na Fioravante Tedesco - primeira empresa de transporte coletivo de Bauru. Com 20 anos de idade, formou-se no curso técnico.

Aos 26 anos de idade conheceu Elmo Reginato, mais precisamente no ano de 1948. Casaram-se no ano de 1949 na Igreja Matriz de Bauru/SP. Sua primeira filha, Arlete, nasceu no ano de 1951 e o segundo filho, Sílvio, nasceu em 1955. Ambos nasceram em Bauru.

Tendo em vista o trabalho do marido, que trabalhava na Noroeste, morou por um tempo nas cidades de Lins e Três Lagoas. Mas retornou para Bauru, onde reside até hoje, há mais de 40 anos.

Com a aposentadoria do marido, o casal gostava muito de viajar e visitou diversas cidades, tais como Camboriú e Florianópolis.

Sempre gostou muito de cozinhar, pescar, viajar e receber a família e os amigos em sua casa.

Reside na Vila Cardia desde a década de 1970, no entanto, sua infância foi na Bela Vista, bairro onde seus pais residiam.