Amilton Godoy recebe Medalha 'Custos Vigilat'

Pianista bauruense recebeu a honraria da Câmara Municipal no final da ‘live-show’; a iniciativa da homenagem foi do vereador José Roberto Segalla (DEM)

O pianista Amilton Godoy foi homenageado pela Câmara Municipal de Bauru, na noite do último sábado (6/11), no Teatro Municipal "Celina Lourdes Alves Neves", durante a ‘live-show’ em comemoração aos 80 anos de vida do artista e lançamento do disco ‘Amilton Godoy - 80 anos’, com a Medalha do Mérito ‘Custos Vigilat’. A honraria foi concedida por iniciativa do vereador José Roberto Segalla (DEM).

O projeto de Decreto Legislativo foi aprovado, por unanimidade, pelo plenário da Casa de Leis no dia 2 de agosto de 2021.

O autor da honraria fez a entrega da medalha ao homenageado, juntamente com o presidente da Câmara, vereador Markinho Souza (PSDB).

O vereador José Roberto Segalla (DEM) detalhou as duas homenagens passíveis de serem concedidas pela Câmara Municipal: a de ‘Cidadão Bauruense’ e a Medalha ‘Custos Vigilat’. O parlamentar explicou que Amilton não poderia receber a primeira porque já é “genuinamente bauruense”, sendo inclusive ponto de referência “sou da terra do Amilton Godoy” e segundo porque ele é um “cidadão do mundo”, por ter levado sua arte para diversos países. “Você levou a sua arte e seu sangue bauruense para a América Latina, Estados Unidos, grande parte da Europa e até China.” Segalla ainda ressaltou que concede a honraria ao pianista com “muito orgulho e satisfação.”

Em seguida, houve a entrega da medalha pelo presidente da Casa de Leis, Markinho Souza (PSDB). A placa detalhando a homenagem foi entregue pelo vereador José Roberto Segalla, juntamente com a prefeita Suéllen Rosim. Também participaram da entrega da honraria a secretária de Cultura, Tatiana Sá; o diretor da Escola de Música ‘Clave de Sol’, Jorge Vidal, além de familiares e convidados do artista.

O homenageado, Amilton Godoy, salientou que é uma “honra muito grande” ser agraciado com a Medalha. Amilton ainda lembrou que a cidade sempre lhe deu o apoio necessário para começar a carreira e que mesmo longe, ele jamais se desligou de suas raízes bauruenses. “Ela [Bauru] mora no meu coração. As lembranças que eu tenho são muito felizes.” Amilton ainda declarou que espera “fazer por merecer realmente tudo que eu estou recebendo”, tirando risadas do público.

Por fim, o presidente da Câmara, Markinho Souza, explicou a importância da honraria por sua exclusividade. A honraria de ‘Cidadão Bauruense’ pode ser concedida duas vezes em todo o mandato de um vereador. Por outro lado, a Medalha ‘Custos Vigilat’ pode ser atribuída apenas uma vez a cada mandato. “Então, sinta-se honrado que durante os quatro anos do Dr. Segalla, o senhor foi escolhido para essa homenagem. Merecida, com certeza”.

O projeto 'Amilton Godoy - 80 anos' foi contemplado pelo Proac Editais e tem a realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. O álbum completo do pianista está disponível em todas as plataformas digitais de músicas.

Medalha do Mérito ‘Custus Vigilat’

A honraria foi criada em 1991 com o objetivo de destacar cidadãos, entidades e empresas que tenham prestado relevantes serviços à comunidade bauruense.