Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Bauru recebe homenagem do vereador Sandro Bussola

- Assessoria de Imprensa

Com quinze anos de história, a unidade de saúde atende a população de 18 municípios da região

Na manhã desta quinta-feira (10/04), o vereador Sandro Bussola (MDB) entregou a Moção de Aplauso nº 36/2025. Ela homenageia a importante jornada do Ambulatório Médico de

Especialidades (AME), reconhecendo seus 15 anos de compromisso com a saúde de Bauru e região.

A proposição começou a tramitar na Casa de Leis no dia 17 de março de 2025 e foi aprovada em plenário na sessão legislativa realizada no dia 7 de abril.

A cerimônia foi presidida pelo vereador Cabo Helinho (PL) e a entrega da homenagem coube ao proponente da moção.

Acompanhado pela equipe do AME, o Dr. Antonio Rugolo Junior, diretor presidente da Fundação Para o Desenvolvimento Médico Hospitalar (Famesp), que administra o ambulatório, disse estar honrado pela homenagem concedida pelos vereadores, pois eles representam a população que é atendida diariamente no local.

O diretor presidente da Famesp também aproveitou a oportunidade para exaltar o trabalho da equipe que, há quinze anos, conduz as atividades do Ambulatório Médico de Especialidades.

Já Roberta Fiuza Ramos, diretora administrativa do AME, enfatizou que o reconhecimento da Casa de Leis é “uma injeção de ânimo para toda a equipe”. E acrescentou: “Nosso objetivo maior é atender com qualidade e segurança a população”

História do AME

Inaugurado em 28 de janeiro de 2010, o Ambulatório Médico de Especialidades "Dr. Jair Marcelino da Silva Filho" - AME Bauru, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo sob gestão da Famesp, tem se consolidado como referência no atendimento ambulatorial especializado para os 18 municípios da região, que juntos somam uma população de aproximadamente 590 mil pessoas.

Ao longo desses 15 anos, o AME Bauru realizou 1.321.319 consultas, 411.924 exames diagnósticos e 52.504 procedimentos cirúrgicos. Além do atendimento direto à população, a unidade também desempenha papel fundamental na formação de profissionais da área da saúde. Entre 2016 e 2024, mais de 7.600 alunos passaram pelo AME, incluindo internos de Medicina, residentes de Cirurgia Plástica e estagiários de Enfermagem.

Nos últimos anos, o AME também tem investido em sustentabilidade, adotando práticas para a redução do consumo de descartáveis e a implementação de energia limpa. Além disso, desde 2020, a Comissão de Qualidade da unidade vem aprimorando protocolos para a segurança do paciente e a gestão eficiente dos processos assistenciais.

Em suma, integrado por 18 municípios (Bauru, lacanga, Arealva, Lençois Paulista, Macatuba, Pederneiras, Piratininga, Cabrália Paulista, Paulistânia, Reginópolis, Pirajuí, Duartina, Balbinos, Borebi, Avaí, Presidente Alves, Lucianópolis e Agudos), o AME Bauru oferece consultas médicas, não médicas, exames de diagnósticos e procedimentos cirúrgicos.