Na noite de terça-feira (07/10), a Câmara de Bauru realizou a solenidade para entrega do Título de “Cidadão Bauruense” ao Prof. Dr. Thiago Munaro Garcia. A homenagem, proposta pela vereadora Estela Almagro (PT), foi aprovada pela Casa de Leis por unanimidade no dia 23 de junho de 2025 e gerou o Decreto Legislativo nº 2.372/2025 (processo nº 198/2025).
A sessão solene foi presidida pelo vereador Mané Losila (MDB) e contou com a presença do presidente da Casa, Markinho Souza (MDB) e os vereadores Cabo Helinho (PL), Edson Miguel (Republicanos), Eduardo Borgo (Novo), José Roberto Segalla (União Brasil), Junior Lokadora (Podemos) e Miltinho Sardin (PSD), além da proponente da homenagem, Estela Almagro.
Também compareceram as seguintes autoridades: o juiz de direito e representando o Poder Judiciário, Dr. Davi Márcio Prado Silva; o presidente da Câmara Municipal de Duartina, Leandro Faria; a juíza de direito, Dra. Ana Carolina Achôa Aguiar Siqueira de Oliveira; a juíza de direito, Dra. Rossana Mergulhão; o juiz de direito, Dr. José Claudio Domingues; o juiz de direito, DR. Joaquim Eurípedes Alves Pinto; o juiz de direito, Dr. Davi Marcio Prado Silva; o procurador do Estado, Dr. Paulo Henrique Godoy; o presidente da OAB Bauru, Dr. Thiago Luís Tezani; o diretor e tesoureiro da OAB Bauru, Gilson Rodrigues; a diretora-secretária geral da OAB Bauru, Dra. Amanda Bassoli Siqueira da Silva; a diretora-secretária adjunta da OAB Bauru, Dra. Angélica Toledo Alcântara; o procurador municipal de Bauru, Dr. José Roberto Anselmo; a procuradora municipal de Bauru, Dra. Greici Maria Zimmer; o presidente da Comissão da Advocacia Ambiental da OAB Bauru, Dr. Cleyton José Carrara; o presidente da Comissão da Adversidade Sexual da OAB Bauru, Dr. Antonio Marcos Ferreira da Silva Orletti; representando a Comissão de Meio Ambiente e Proteção dos Animais da OAB Bauru, Dra. Thais Viotto; representando a Comissão de Assistência à Comunidade da OAB Bauru, Dra. Rosângela Thenório; representando o Conselho da Jovem Advocacia da OAB São Paulo, Patrick Nunes Battaiola; representando a Seccional da OAB São Paulo, Dra. Flávia Biton Tomazela; representando a OAB Duartina, Dra. Marina Simão Pereira de Camargo; representando o Conselho Municipal da Mulher, Gabriela Cristina Gaviole Pinto; representando a Instituição Toledo de Ensino, Tayon Berlanga; o presidente vitalício da Associação Comercial de Bauru, Reynaldo Caffeo; representando o Rotary Clube de Bauru Terra Branca, Rubens Eduardo Romano Previdelo; representando o Escritório Thiago Munaro Advogados, Dra Julia Herrera; representando o Escritório de Advocacia HCosta, Paula Rodrigues da Silva; e representando o Portal da Cidade, Henrique Simão.
Após a entrega do Título de “Cidadão Bauruense” e a exibição de um vídeo que contou a história e reuniu depoimentos sobre o homenageado, a vereadora Estela Almagro subiu à tribuna para proferir algumas palavras sobre a escolha do agraciado com a honraria legislativa. Ela contou que descobriu por acaso que Thiago Munaro não possuía ainda a “certidão de nascimento” bauruense.
Tecendo elogios à pessoa e a trajetória profissional do professor doutor, ela destacou a diferença de sua presença na OAB Bauru, cuja importância como instituição democrática defendeu em seu discurso.
“Eu tenho certeza absoluta que você ainda dará muitas contribuições à nossa sociedade e o vejo alçando voos ainda maiores. Essa homenagem engrandece a nossa cidade, que agora o reconhece como cidadão”, disse, afirmando ter muito orgulho de ter proposto a concessão da honraria.
Em seguida, quebrando o protocolo, o Dr. Flávio Joanes, representando o escritório Thiago Munaro Advogados, também teve um momento de fala para ler uma mensagem redigida por sócios do Dr. Thiago, que parabenizaram o homenageado e o agradeceram por todos os aprendizados e pela marca positiva que ele deixa por onde passa.
Para finalizar os discursos da noite, o Prof. Dr. Thiago Munaro Garcia se declarou muito feliz pelo Título de “Cidadão Bauruense” e fez diversos agradecimentos neste “dia especial”, tanto aos presentes quanto à Câmara e à vereadora que teve a iniciativa de propor a honraria, elevando sua figura política.
“Receber esse título significa transformar em direito o que pra mim já é fato há bastante tempo. Quando me perguntam de onde sou, sempre respondo ‘Bauru’. E o amor que eu sinto por Bauru é difícil de explicar”, afirmou, lembrando que esse amor é demonstrado por atitudes em prol à sociedade e às pessoas. Ele também resgatou sua trajetória de vida, resgatando suas raízes em Lins e, depois, relatando como ela se tornou intrinsecamente ligada à cidade que se tornou seu lar quando veio para cá estudar.
O homenageado focou em momentos importantes de sua jornada, desde dificuldades e obstáculos, aprendizados e importância que confere à educação, construção de relações e pontos de virada profissional, inclusive atualmente com seu trabalho na OAB. Além disso, fez um balanço de suas conquistas e do que ainda vê pela frente, declarando-se otimista com o futuro e satisfeito pela pessoa que se tornou e pelas lutas que escolheu para se dedicar nessa vida.
Biografia do homenageado
Thiago Munaro nasceu em 24 de dezembro de 1980, na cidade de Campo Limpo Paulista/SP. Filho do advogado Edeovaldo Jesus Garcia Júnior (falecido em 2006) e da senhora Elaine Denise Munaro Garcia, dona de casa, tem uma irmã, Roberta, servidora pública federal, casada com o senhor Peter, com quem tem dois filhos: Leonardo e Clara.
Com apenas alguns dias de vida, mudou-se com a família para a cidade de Lins/SP, onde residiam seus avós e tios. Foi em Lins que cursou a educação infantil na Escola 21 de Abril, o ensino fundamental na Escola Estadual Jorge Americano, e o ensino médio na Escola Técnica de Lins – ETL.
Desde cedo demonstrou vocação para a liderança. Fundou e presidiu o Grêmio Estudantil da Escola Jorge Americano. Ainda na adolescência, dedicou-se a atividades de voluntariado e, aos 16 anos, fundou o Interact Club de Lins, vinculado ao Rotary Club. Entre 1998 e 2000, foi Representante Distrital do Interact no Distrito 4480, coordenando mais de 40 clubes e cerca de mil jovens em ações de impacto social. A convite do Rotary, participou de intercâmbio cultural nos Estados Unidos, com a missão de difundir a cultura brasileira e promover o trabalho desenvolvido pelos Interact Clubs.
Em 2001, já em Bauru, ingressou na Faculdade de Direito da Instituição Toledo de Ensino (ITE), onde teve atuação acadêmica destacada em projetos de pesquisa e extensão. Ao final do curso, foi laureado com o Prêmio Maria do Carmo Leite de Toledo, concedido à melhor monografia do ano. Em 2006, concluiu sua especialização em Direito Civil e Processual Civil.
Iniciou o Mestrado em Direito pela mesma instituição em 2007, ano em que também passou a lecionar na ITE de Ibitinga. Durante todo o período como professor universitário, tem sido homenageado como patrono, paraninfo e nome de turma por seus alunos.
Tornou-se Mestre em Direito em 2009, expandindo sua atuação docente para a Universidade Paulista – UNIP, para os cursos de pós-graduação da própria ITE e do Instituto Paranaense de Ensino, em Maringá/PR. Desde então, é convidado com frequência para lecionar em programas de pós-graduação em diversos estados brasileiros, como São Paulo, Paraná e Minas Gerais.
Em 2018, iniciou seu Doutorado em Direito na ITE, concluído em 2021, obtendo o título de Doutor em Direito.
Atualmente, é professor na graduação da ITE, na Escola Superior da Advocacia (ESA) e na Escola Superior de Direito e Negócios (ESDN). Também já lecionou em diversas disciplinas na UNIP/Bauru, consolidando uma carreira docente sólida e respeitada.
Sua trajetória de compromisso com a comunidade linense foi reconhecida oficialmente em 2020, quando recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadão Linense, honraria que consagra sua contribuição à cidade que o acolheu desde os primeiros dias de vida.
Na advocacia, iniciou sua trajetória no renomado escritório JBM e Mandaliti Advogados, com sedes em Bauru e São Paulo. Entre 2008 e 2019, integrou a banca por 11 anos, ocupando funções estratégicas, incluindo a gerência da unidade de São Paulo e a consultoria sênior, entre 2012 e 2016. Foi responsável por causas especiais, complexas e de alto valor econômico, com foco no atendimento empresarial e na resolução de conflitos estratégicos. Atuou — e ainda atua — como advogado de empresas de grande porte, nacionais e internacionais.
Percorreu os 26 Estados brasileiros e o Distrito Federal no exercício da advocacia, realizando audiências, sustentações orais e despachos em praticamente todos os Tribunais de Justiça do país.
Após sua passagem por Leal & Leal Advogados, fundou, ao lado dos sócios Rafael Parisi, Flávio Juanes, Patrick Battaiola, Carolina Bonfim, Júlia Herrera e Vinicius Borges, o escritório que leva seu nome — Thiago Munaro Advogados — com sede em Bauru. A banca conta atualmente com 12 profissionais altamente qualificados, com atuação full service voltada à resolução de conflitos empresariais e familiares, além de diversas outras áreas do Direito, sob os pilares de disponibilidade, acolhimento e artesanalidade.
Paralelamente, fundou a Escola Superior de Direito e Negócios – ESDN, em Bauru, ao lado de seus ex-alunos Flávio Juanes, Patrick Battaiola e Gabriel Comegno. Criada inicialmente para cursos de extensão e preparatórios para o exame da OAB, a ESDN rapidamente se consolidou como um verdadeiro movimento de transformação social pela educação. Atualmente, além dos diversos cursos ofertados, a maior parte de forma gratuita, possui forte atuação social, com o intuito de retribuir à sociedade através da difusão do conhecimento.
No âmbito da OAB Bauru, já presidiu a Comissão de Direito Securitário, atuou como Diretor Secretário-Geral Adjunto na gestão 2022/2024 e, atualmente, é Vice-Presidente eleito para o triênio 2025/2027.
Como palestrante, realiza mais de 30 eventos por ano, abordando temas centrais do Direito Empresarial, Civil e Processual. Possui dezenas de artigos jurídicos publicados e participou de inúmeros congressos nacionais e internacionais, tanto como expositor quanto como pesquisador.
Sobre a honraria
O Título de “Cidadão Bauruense” é uma honraria concedida pelo Poder Legislativo a pessoas que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento da cidade, mas não nasceram em Bauru. É um modo de reconhecer e agradecer o trabalho, a dedicação e os serviços prestados em prol do município.