Perguntas Frequentes
Relação de perguntas que são feitas com frequência para a Casa Legislativa e suas respectivas respostas.
1 - O que é a Câmara Municipal?
A Câmara Municipal é o órgão responsável pelo exercício do Poder Legislativo, realizado pelos Vereadores com a elaboração de leis e fiscalização dos atos do Poder Executivo.
2 - Quantos Vereadores compõem a Câmara Municipal de Bauru?
A Câmara Municipal de Bauru é composta atualmente por 21 (vinte e um) Vereadores.
3 - Quem Administra a Câmara Municipal?
A Câmara Municipal é administrada por sua Mesa Diretora composta pelo Presidente, Vice-Presidente, Primeiro e Segundo Secretários.
4 - O que são as Comissões da Câmara Municipal?
As comissões são órgãos técnicos destinados a proceder estudos, emitir pareceres especializados, realizar investigações e representar o Legislativo, sendo constituídas pelos próprios membros da Casa.
5 - Quais os tipos de Comissões existentes na Câmara Municipal?
- Comissões Permanentes: têm por objetivo estudar os assuntos submetidos ao seu exame, manifestar sobre eles sua opinião por meio de pareceres, e preparar, por iniciativa própria do Plenário, projetos de lei atinentes à sua especialidade.
- Comissões Temporárias: têm por objetivo estudar assunto específico, investigar e apurar indícios de irregularidades, como é o caso das Comissões Especiais de Inquérito.
6 - Quais os tipos de Sessões existentes na Câmara Municipal?
- De Instalação: destinada aos atos preparatórios e de instalação de cada legislatura e da renovação da Mesa;
- Ordinária: destinada à deliberações e trabalhos regulares, como leitura do expediente, uso da Tribuna; discussão e votação de matérias e projetos em pauta e outras proposições.
- Extraordinária: destinada à deliberação exclusiva de matérias, podendo ser convocadas para ocorrer após a sessão ordinária, ou em dia diferente desta, até mesmo no recesso parlamentar.
- Solene: destinada à entrega de homenagens e honrarias ou em comemoração a algum evento específico.
7 - Quem pode assistir as sessões da Câmara Municipal?
As sessões da Câmara Municipal são públicas. Sendo que a de Instalação ocorre no primeiro dia do ano da nova Legislatura; Ordinária, todas as segundas-feiras, exceto nos feriados e a Solene, em dia previamente definido. Podendo ser assistidas por qualquer pessoa nas dependências do Plenário, ou pelo site onde as mesmas são transmitidas ao vivo.
8 - Quando ocorre o recesso parlamentar?
Conforme estabelecido em Regimento Interno o recesso parlamentar ocorre de 16 de dezembro até 31 de janeiro.
9 - Onde posso consultar os eventos/sessões marcadas?
No site da Câmara em Agenda (https://www.bauru.sp.leg.br/imprensa/eventos/) é possível verificar todos os eventos marcados com horários e descrições.
10 - Qual salário de determinado cargo/funções?
No Portal da Transparência é possível encontrar informações sobre a remuneração dos funcionários. Valores de referência divididos por cargo/função também estão disponíveis no Organograma (https://www.bauru.sp.leg.br/institucional/organograma/).
11 - A Câmara possui uma Ouvidoria?
Sim, a Ouvidoria é um canal para você apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. No serviço público, a Ouvidoria é uma espécie de “ponte” entre você e a Câmara Municipal de Bauru
A Ouvidoria recebe as manifestações dos cidadãos, analisa, orienta, encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração, responde ao manifestante e conclui a manifestação.
Para mais informações, acesse: https://www.bauru.sp.leg.br/transparencia/ouvidoria/