Moção de Aplauso "Lauro de Souza Lima"

- Repórter Fotográfico

24/08/2015 – Por indicação do vereador Paulo Eduardo de Souza, a Câmara Municipal de Bauru homenageou hoje com uma Moção de Aplauso a direção do Instituto Lauro de Souza Lima pelos 82 anos de excelência. O Asilo - Colônia Aimorés foi criado a partir das iniciativas realizadas pelos municípios da região Noroeste por integrantes do "Convênio das Municipalidades" que, em reunião realizada em 25 de setembro de 1927, se comprometeram a destinar 10% de suas rendas anuais para a construção de um asilo que fosse grande o suficiente para abrigar os doentes existentes em toda a região.

Advinda desse esforço, a Comissão Pró-Leprosos de Bauru, adquiriu uma fazenda de 400 alqueires e deu início à construção do asilo, com a referida verba arrecadada e, em 1930, as obras foram confiadas à Liga de São Lázaro de Bauru, composta por prefeitos de 64 municípios, que deu continuidade à construção.

Em 13 de abril de 1933, foi incorporado pela Secretaria de Estado da Saúde, através da Inspetoria da Profilaxia da Lepra – Decreto nº 5.965 de 30/06/33, com a denominação de Asilo - Colônia Aimorés, tendo como seu primeiro Diretor o Prof. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar. Em 02 de outubro de 1989, com o decreto nº 30.521, foi transformado em Instituto Lauro de Souza Lima, que o identifica até hoje.

Importante referenciar a profícua e fundamental gestão do Dr. Oswaldo Cruz (*25/07/1927- †30/01/1998), ex-diretor do Instituto Lauro de Souza Lima que se insere no panteão dos notáveis que erigiram a instituição a um patamar de reconhecimento internacional, uma primazia que referencia de forma superlativa o Instituto e por extensão a cidade de Bauru.

Hoje, o Instituto Lauro de Souza Lima é centro de referência na área de Dermatologia Geral e, em particular, da Hanseníase para a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.

Nivaldo José – Assessoria de Imprensa.