Moção de Aplauso ao Corpo de Bombeiros de Bauru

- Repórter Fotográfico

17/10/2016 – Por indicação do vereador e presidente desta Casa, Arildo de Lima Júnior, a Câmara Municipal de Bauru homenageia com Moção de Aplauso o 12º Grupamento de Bombeiros pelos 20 anos de serviços prestados com excelência operacional. Pioneiro do Centro Oeste Paulista, foi criado em 1953 e inaugurado em 1956, quando teve sua primeira instalação na quadra 6 da Rua Antônio Alves, com um efetivo de dez homens e apenas uma viatura de combate a incêndio.

Em 1968, transferiu-se para a quadra 2 da Rua General Marcondes Salgado, onde permanece a sede da Unidade Operacional. Em 1974, foi criado o 1º Subgrupamento de Incêndio em Bauru, que se transformou, em 1992, no 17º Grupamento de Bombeiros.

Já em 05 de setembro de 1996, recebeu nova denominação de 12º Grupamento de Bombeiros. Desde então, os serviços de combate a incêndios e salvamentos sempre estiveram organizados, dispondo de homens devidamente instruídos, disciplinados e aparelhados para o cumprimento de sua missão.

Hoje, comandado pelo Tenente-Coronel Rogério Gago, o 12º Grupamento conta com três bases, um efetivo de 318 bombeiros, distribuídos nos 18 postos, bases, grupos e bombeiros comunitários e 65 viaturas, entre veículos especializados no combate ao fogo, resgate, salvamento e apoio.

Realizam serviços de prevenção e de extinção de incêndios, simultaneamente com o de proteção e salvamento de vidas, busca e salvamento, prestando socorro em casos de afogamentos, inundações, desabamentos, acidentes em geral, catástrofe e calamidades públicas. A corporação atende em média 2067 ocorrências mensalmente em sua área de ação, que compreende 69 municípios.

Nivaldo José – Assessoria de Imprensa