Comissão de Obras analisa questão do chorume

- Diretoria de Comunicação

02/07/2015 – Os membros da Comissão de Obras, Serviços Públicos e Transportes (COSPT), da Câmara Municipal, se reuniram hoje com o presidente da Emdurb, Nico Mondelli e com a Secretária do Meio Ambiente, Lázara Gazzetta, onde conversaram sobre o caso do chorume do aterro sanitário. Os vereadores Sandro Bussola, Arildo Lima Júnior, Artemio Caetano Filho (Comissão), mais Fabiano Mariano e Roque Ferreira, cobraram providências para garantir a manutenção do serviço de retirada e destinação de chorume da lagoa do aterro.

O presidente da Emdurb, Nico Mondelli, reconheceu que priorizou a pendência do aterro com a CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - em detrimento a questão do chorume e observou, que o processo licitatório “trava a gente”, em busca de novas tecnologias. “O que a gente não pode parar é de buscar alternativas”, emendou.

Alternativas foram apresentadas pelos vereadores para reduzir os custos: compra de um caminhão, estimado em cerca de trezentos mil reais, para fazer o transporte  para uma ETE - Estação de Tratamento de Esgoto - da região, ou, o serviço ser executado pelo DAE – Departamento de Água e Esgoto – através do caminhão de limpeza da fossa. O vereador Roque Ferreira advertiu pela dificuldade do desvio de função.

O presidente da Comissão Sandro Bussola avaliou a reunião como importante porque o problema não é vivenciado só em Bauru.  Lembrou que a Emdurb e a SEMMA – Secretaria do Meio Ambiente – vão enviar propostas para a solução definitiva desse impasse já que a cidade não pode continuar custeando alto o preço desse serviço.

O vereador Artemio Caetano Filho, membro da Comissão, revelou sua grande preocupação: “a gente continua correndo atrás do rabo ao invés de nos antecipamos. Eu sinto que a Emdurb está engajada e disposta a resolver esse problema de baixo custo”.

O vereador Fabiano Mariano lembrou que o prefeito Rodrigo Agostinho, por ser vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos, pode mobilizar a entidade em busca de recursos junto ao governo para viabilizar projetos da Emdurb e SEMMA. O vereador Arildo Lima Júnior, também da Comissão, que questionou os preços praticados pela Emdurb disse: “a gente sabe da dificuldade e é nessa linha de pensamento que queremos colaborar com a gestão”.

Nivaldo José – Assessoria de Imprensa.