CFC ouve prefeito e Secretário sobre o Minha Casa Minha Vida

- Repórter Fotográfico

24/03/2015 – A Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara Municipal ouviu na manhã de hoje os depoimentos do prefeito Rodrigo Agostinho, do Secretário de Planejamento Antônio Grillo Neto e da Arquiteta da Seplan, Natasha Lamônica. Rodrigo, Grillo e Natasha, foram convocados para esclarecer o porquê que a prefeitura não está utilizando recurso na ordem de R$ 16.000.000,00 do FAR – Fundo de Arrendamento Residencial – para investimentos na construção de unidades de saúde, escolas e creches em torno de empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida.

O presidente da Comissão, vereador Roque Ferreira, abriu a reunião lamentando a ausência da Coordenadora do Programa Minha Casa Minha, a Vice-Prefeita Estela Almagro, que também foi convocada, mas alegando problemas de saúde, - via telefone - não participou. Roque disse que vai convocar mais uma vez Estela - já foram duas - e dirigentes da Caixa Econômica Federal para uma nova reunião.

Rodrigo Agostinho admitiu erros no projeto original do Programa MCMV que obriga a adesão do município sem disponibilidade de áreas públicas para obras complementares que atendam as demandas dos empreendimentos.

Mesmo com o impedimento da utilização do recurso, o prefeito disse que sua gestão com verbas do Governo Federal está construindo sete Escolas e mais duas com recurso do Estado em bairros estão localizados ou, próximos do Programa.

O vereador Raul Gonçalves Paula disse ao prefeito que há uma lei no Projeto do Programa Minha Casa Minha Vida que garante a construção de unidades escolares ou de saúde, nos locais onde estão instalados os apartamentos. Rodrigo disse que vai se inteirar do assunto.

Sobre a falta de unidades de saúde, Rodrigo que também lamentou a ausência da Coordenadora do Programa, “o ideal seria que a Estela estivesse presente”, lembrou que seu governo construiu 15 obras – entre UPAS e UBS, mas também admitiu dificuldade para melhorar o atendimento nos bairros do Programa Minha Casa Minha Vida.

O Secretário de Planejamento Antônio Grillo Neto se disse preocupado com a manutenção dos empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida a logo prazo, se nada for feito para incentivar os beneficiários a permanecerem nos apartamentos sem as obras de infra - estrutura.

Participaram da reunião com o prefeito Rodrigo Agostinho, com o Secretário de Planejamento Antônio Grillo Neto os vereadores Fabiano Mariano, Sandro Bussola, Fernando Mantovani, Francisco Carlos de Góes – Carlão do Gás –Markinho da Diversidade, Raul Gonçalves Paula, Roque Ferreira, Lima Júnior, Telma Gobbi, Roberval Sakai e Faria Neto.

Nivaldo José – Assessoria de Imprensa.