Câmara homenageia Ruth Nhan com a Medalha Sebastião Paiva

- Repórter Fotográfico

18/08/2016 – A Câmara Municipal de Bauru homenageou com a Medalha “Sebastião Paiva” a Sra. Ruth Nham, urna das mais respeitadas professoras de balé. Ruth Guerra - esse era seu nome de solteira - passou a infância com as crianças do bairro do Bosque da Saúde, onde brincavam de bola e pique-esconde.

Filha única do casal de enfermeiros do Hospital da Cruz Vermelha, Ruth era peralta, mas ela trocou as brincadeiras de rua pelos passos do balé clássico, inicialmente com a professora Luba Sornorokowa.

Teve um encontro inusitado com seu esposo João Nharn: uma reunião política no centro de São Paulo, curiosa quis saber o que se passava por lá. Foi quando João fechou a janela da sala, quase prendendo a cabeça da jovem bailarina e o pequeno incidente gerou amor à primeira vista.

João prontificou-se para acompanhá-la até sua casa e não se afastaram mais e do casamento tiveram quatro filhos: Pedro, Sérgio. Dóris e Renata.

Em 1969, seu João recebeu o convite para instalar o laboratório de patologias clínicas do antigo Hospital de Base de Bauru e com a mudança Ruth passou a dar aulas, no Bauru Atlético Clube e no Colégio São José, até que em 1972 foi convidada a assumir as aulas do Bauru Tênis Clube.

Viagens regionais, nacionais e internacionais com prêmios diversos rechearam sua carreira, que nunca deixou de agradecer a cada final de espetáculo com uma frase que reflete a sua filosofia de vida: "Agradeço a Deus pelo maior espetáculo que é a vida."

Uma das lembranças mais fortes de seus ex-alunos é o olhar para o belo, olhar esse em que a dança, pintura, a música e até mesmo a natureza são as formas mais puras de expressão.

Por isso, até hoje, ela gosta de sentar-se na varanda e admirar o pôr do sol e a chegada das estrelas, pois já são 90 anos de uma vida dedicada à arte. Em depoimento à TV Câmara Ruth Nham disse: “Dancem, porque a dança faz bem para a alma e a gente tem que viver a vida”.

Nivaldo José – Assessoria de Imprensa