AUDIÊNCIA DISCUTE CUIDADOS COM A VOZ

- Diretoria de Comunicação

23/06/2016 – Chamada pelo vereador Raul Gonçalves Paula, aconteceu no Plenário da Câmara Municipal Audiência Pública que discutiu o Projeto de Lei que institui em Bauru, o “Dia Municipal dos Cuidados com a Voz”. De comum acordo entre os participantes o Dia Municipal da Voz será comemorado em 16 de abril, mesma data do Dia Mundial.

Segundo a professora Maria Aparecida Machado, USP/Bauru, Departamento de Fonoaudiologia, o Dia Mundial da Voz foi instituído em 2003 e estudo realizado em 2009, aponta que 32 por cento da população brasileira enfrentam dificuldades vocais, sendo que 72 por cento dos profissionais da voz apresentam sintomas com maior frequência.

O levantamento aponta ainda que 62 por cento dos professores apresentam problemas vocais e que dois por cento desses profissionais (cerca de 10 mil em Bauru, entre ativos e aposentados), têm que se afastar de suas atividades.
As dificuldades vocais podem ser maiores nos profissionais da voz - professores, atores, cantores, operadores de tele serviços, locutores vendedores, entre outros. Por isso, para quem faz uso profissional de sua voz, a prevenção se torna ainda mais importante.

A falta de conscientização é tão grande que, mesmo quando a saúde vocal já está bastante comprometida, a maioria das pessoas apela para gargarejos, pastilhas e sprays, pensando que o tratamento está concluído.

Cuidados básicos que auxiliam a preservar a saúde vocal, prevenindo alterações e doenças vocais devem ser seguidos por todos, principalmente pelos que utilizam mais a voz ou com tendência a apresentar alterações vocais.

O projeto que institui o Dia Municipal da Voz, junto com o relatório da Audiência serão apresentados na sessão de  segunda-feira (27), e deve entrar em discussão no próximo mês.

Além de assessores parlamentares dos vereadores Paulo Eduardo de Souza e Roberval Sakai, participaram professoras do Departamento de Fonoaudiologia da USP, Sueli Moreira da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e fonoaudiólogas.

Nivaldo José – Assessoria de Imprensa.